Acidente de barco mata 50 pessoas na República Democrática do Congo
Tragédia ocorreu no rio Momboyo, na província de Tschuapa, ao noroeste do país; embarcação viajava durante a noite e causas são desconhecidas
Internacional|Ana Luísa Vieira, do R7
Pelo menos 50 pessoas morreram na República Democrática do Congo em um acidente de barco no rio Momboyo, na província de Tschuapa, ao noroeste do país, de acordo com informações oficiais divulgadas nesta sexta-feira (25).
Segundo o jornal Hindustan Times, o governador de Tschuapa, Richard Mboyo Iluka, declarou que a tragédia ocorreu na noite de quarta-feira (23). Em entrevista à agência de notícias AFP, Iluka afirmou que 49 corpos foram encontrados na quinta-feira (24) e um 50º foi achado na manhã desta sexta. A embarcação transportava passageiros e suprimentos desde a cidade de Monkoto até Mabandaka, na província de Equateur.
Leia também
As causas do acidente e o número de desaparecidos continuam desconhecidos, de acordo com o governador de Tschuapa. Ele acrescentou, entretanto, que o barco viajava durante a noite e não contava com lanternas — o que é proibido pela legislação congolesa.
Acidentes em rios são frequentes na República Democrática do Congo em decorrência de barcos precários, superlotação e falta de equipamentos de segurança. Em fevereiro deste ano, pelo menos 14 outras pessoas morreram depois que dois botes naufragaram no rio Congo.