Logo R7.com
RecordPlus

Acordo entre EUA e Irã não pode virar ‘jogo de gato e rato’, diz especialista; entenda

Para Igor Lucena, a paz definitiva depende do cumprimento de obrigações firmadas entre os dois países

Internacional|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Os Estados Unidos negam que o Irã receberá ativos congelados antes de um período de 60 dias de negociações.
  • O Irã condiciona a continuidade dos diálogos ao cumprimento das obrigações por parte dos EUA.
  • Os recursos só serão liberados se o Irã implementar suas obrigações no acordo.
  • Especialista alerta para o risco de um "jogo de gato e rato" entre os países, comprometendo a paz duradoura.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Os Estados Unidos rejeitaram a afirmação de que Teerã vai receber bilhões de dólares em ativos congelados antes do início de um período de 60 dias de negociações. O vice-ministro das Relações Exteriores do Irã chegou a declarar que a próxima fase de diálogos vai depender de Washington cumprir “com as várias obrigações”.

Em contrapartida, as autoridades norte-americanas declararam que os recursos só serão disponibilizados se o Irã implementar as obrigações. Apesar das tensões, o acordo entre os países deve ser assinado ainda nesta sexta-feira (19), em Genebra, na Suíça.


Durante o Conexão Record News, o economista e especialista em relações internacionais Igor Lucena explicou que existe uma desconfiança histórica entre Estados Unidos e Irã e que, para o acordo prosperar, ambos devem honrar seus compromissos.

O que não pode acontecer é virar um jogo de gato e rato em que uma parte não faz porque a outra não faz. Terá que existir um movimento das duas partes para realizar o que estará colocado no Memorando de Entendimentos. Caso contrário, a gente vai ter 60 dias de paz e depois vai voltar a ter os conflitos”, enfatizou.


Para ele, EUA e Irã devem cumprir suas promessas, já que a volta das hostilidades não é de interesse de nenhum dos lados.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.