Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Acusado de tentar matar Elizabeth 2ª se declara culpado 

O homem, que invadiu o palácio de Windsor com uma arma tipo besta, foi impedido pela guarda real antes de chegar até a rainha

Internacional|Do R7, com informações da AFP

Rainha Elizabeth 2ª morreu de causas naturais em setembro de 2022
Rainha Elizabeth 2ª morreu de causas naturais em setembro de 2022

Um homem de 21 anos, preso no Natal de 2021 após ter entrado no castelo de Windsor com uma besta carregada, admitiu a um tribunal britânico nesta sexta-feira (3) que sua intenção era atacar a rainha Elizabeth 2ª.

Jaswant Singh Chail, originalmente de Southampton, no sul da Inglaterra, se declarou culpado de três acusações — incluindo uma sob a Lei de Traição de 1842 — por tentativa de "ferir a pessoa de Sua Majestade a Rainha Elizabeth 2ª" durante uma audiência no tribunal criminal de Londres.

O homem foi encontrado pelos guardas às 8h30 da manhã (horário local) do dia 25 de dezembro de 2021 nos terrenos que circundam o castelo, situado a 40 km a leste de Londres, onde a monarca, então com 95 anos, excepcionalmente, passava o Natal sozinha devido à pandemia de Covid-19.

A rainha, que faleceu em setembro de 2022, passou o Natal no palácio, seu primeiro desde a morte do marido, o príncipe Philip. Elizabeth desistiu de viajar, como era de costume, para Sandringham, no leste da Inglaterra, para ficar com a família, devido ao surto do coronavírus.


Após a prisão, o suspeito foi internado em uma clínica psiquiátrica.

O jornal The Sun publicou imagens de um vídeo supostamente divulgado na conta do Snapchat do suspeito minutos antes de ele entrar no terreno do castelo. No registro, o acusado é visto com uma besta, vestido com um moletom preto e com a cabeça coberta por um capuz.


Leia também

Com o rosto coberto por uma máscara de metal preto, ele podia ser ouvido dizendo: "Sinto muito pelo que fiz e pelo que estou prestes a fazer. Tentarei assassinar a rainha Elizabeth".

Ataques a Windsor, que era a residência oficial da rainha, localizada no coração de Londres, não eram tão incomuns.

O mais espetacular ocorreu em 1982, quando um homem de 30 anos, Michael Fagan, conseguiu entrar no quarto da monarca enquanto ela estava na cama. O incidente terminou sem danos à rainha.

Do Jubileu de Platina à morte: relembre o último ano da rainha Elizabeth 2ª

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.