Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Aeroporto de Cabul já pode operar voos privados, indica Catar

Chanceler do país mediador no conflito do Afeganistão diz que ainda não há acordo para a administração e segurança do local

Internacional|

Catar debate aspectos de segurança no aeroporto
Catar debate aspectos de segurança no aeroporto Catar debate aspectos de segurança no aeroporto

O ministro das Relações Exteriores do Catar, Mohamed bin Abderrahman al Zani, afirmou nesta terça-feira (7) que o aeroporto de Cabul já tem condições de operar voos fretados, embora ainda não haja acordo com os talibãs para a administração e segurança do local.

"O que realmente foi acordado é que o aeroporto pode operar voos de privados", disse o chanceler do país que atua como mediador no conflito do Afeganistão, em entrevista coletiva concedida em Doha, junto com os secretários de Estado e Defesa dos Estados Unidos, Antony Blinken e Lloyd Austin, respectivamente.

O ministro garantiu que técnicos do país enviados a Cabul para ajudar na operação do aeroporto "finalizaram grande parte do trabalho" e que voos humanitários que o governo do emirado do Oriente Médio freta diariamente desde a última quinta-feira (2), estão sendo utilizados "como teste de funcionamento" do local.

Al Zani indicou que o governo do Catar está debatendo com os talibãs os aspectos de segurança no aeroporto e para os voos, para que as operações sejam retomadas com todas as garantias.

Publicidade

"Há uma série de critérios que devem ser cumpridos, especialmente, do ponto de vista de segurança, se quisermos utilizar o aeroporto para voos de passageiros, o que demanda um acordo com os talibãs. Estamos em constante negociação", afirmou o chanceler.

Sobre o reestabelecimento dos voos comerciais internacionais, Al Zani considerou que "na situação atual, o aeroporto poderá recebê-los durante um tempo limitado, mas é necessário modernizar alguns de seus equipamentos".

O chanceler catariano ainda revelou que Blinken e Austin, que chegaram ontem em Doha e se reuniram com o emir do Catar, Tamim bin Hamad al Zani, também participaram das conversas sobre o funcionamento do aeroporto e sobre as operações de evacuação de pessoas de Cabul.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.