Aeroporto de Cabul tem 5.400 pessoas na fila para deixar o país
Afegãos tentam fugir do Afeganistão após o Talibã assumir o poder; diversos países encerraram as operações de retirada de civis
Internacional|Pablo Marques, do R7
O Pentágono informou nesta sexta-feira (27) que há 5.400 pessoas dentro do aeroporto de Cabul aguardando para serem retiradas do Afeganistão.
Segundo o governo norte-americano, mais de 100 mil pessoas foram enviadas para outros países desde 14 de agosto, véspera da tomada do poder pelo Talibã. Só nas últimas 24 horas, 12 mil pessoas deixaram o Afeganistão em aviões militares.
No dia 15 de agosto o grupo extremista ocupou a capital Cabul e passou a controlar o Afeganistão. Milhares de pessoas foram para o aeroporto para tentar um vaga em aviões das forças armadas estrangeiras.
Após o atentado de quinta-feira (26), diversos países anunciaram que encerrariam o resgate de civis. Holanda, Bélgica, Alemanha e Itália estão entre os países que vão apenas terminar de retirar os militares que estão em território afegão.
Leia também
Segundo estimativas da ONU, este ano deve registrar 500 mil refugiados afegãos a mais. A organização pediu para que os países da região deixem suas fronteiras abertas para receber essa população.
O acordo com o Talibã permite a retirada de pessoas do Afeganistão até 31 de agosto. Após essa data, o grupo afirma que vai interpretar a situação como uma tentativa de manter a ocupação estrangeira no país.
Afeganistão: explosões deixam mortos e feridos em Cabul