Agência da ONU pede atenção a refugiados da Nicarágua
Acnur vai aumentar presença na Costa Rica para atender as quase 8 mil solicitações de refúgio de nicaraguenses que fogem de conflitos em seu país
Internacional|Beatriz Sanz, do R7
A Acnur, agência de refugiados da ONU, pediu nesta terça-feira (31) mais atenção às milhares de pessoas que fogem da Nicarágua devido aos confrontos entre grupos contra e a favor do presidente nicaraguense, Daniel Ortega.
A agência está aumentando sua presença na fronteira entre a Nicarágua e a Costa Rica, que já recebeu quase 8 mil solicitações de refúgio de nicaraguenses foram registradas desde abril.
Acompanhe o noticiário internacional no R7
O porta-voz da Acnur, William Spindler falou em Genebra sobre a situação. “Nos últimos meses, o número de solicitações de refúgio feitas por nicaraguenses na Costa Rica e em outros países vizinhos sofreu um aumento exponencial", disse Spindler.
Leia também
Além disso, Spindler garantiu que a Acnur está trabalhando para ajudar a aumentar a capacidade de conceder os status de refugiados na Costa Rica.
A capacidade máxima de recebimento de solicitações pelas autoridades da Costa Rica é de 200 pedidos de refúgio por dia. A ideia é passar de 200 para 500 pedidos por dia.
Para isso, a Acnur está trabalhando com o governo da Costa Rica, ONGs e outras agências da ONU.
Boa parte dos cidadãos que fogem para o país vizinho já possui famílias na Costa Rica e tem sido recebidos pelos familiares.