Ala Leste da Casa Branca é demolida para construção de salão de festas
Nova estrutura promete modernizar espaço da residência presidencial
Internacional|Kevin Liptak e Kit Maher, da CNN
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
A totalidade da Ala Leste da Casa Branca parece ter sido derrubada, mostram fotos publicadas nesta quinta-feira (23), enquanto o presidente Donald Trump avança rapidamente com os planos de construir um novo e enorme salão de festas.
As imagens da Associated Press mostram o trabalho de demolição chegando quase à mansão executiva principal, com pilhas de entulho e vergalhões retorcidos deixados para trás.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse aos repórteres na quinta-feira para “confiar no processo” enquanto o projeto do salão de festas continua a evoluir e insistiu que a administração tem sido transparente sobre seus planos.
LEIA MAIS:
“Quando este plano foi apresentado, e quando estas representações, assim que ficaram prontas, o presidente me orientou a vir aqui e compartilhá-las com todos vocês. Eu fiz toda uma declaração inicial sobre como seria este projeto do salão de festas,” disse Leavitt da sala de imprensa da Casa Branca. “Com qualquer projeto de construção, há mudanças ao longo do tempo, à medida que você avalia como será o projeto, e continuaremos a mantê-los informados sobre todas essas mudanças, mas apenas confiem no processo.”
Aparentando reconhecer mudanças nos planos de demolição da Ala Leste, Leavitt disse: “Mostramos a vocês as representações, e se vocês olharem as representações, está muito claro que a Ala Leste seria modernizada em vez disso.”
“Os planos mudaram”, disse Leavitt, “quando o presidente ouviu o conselho dos arquitetos e das construtoras, que disseram que para que esta Ala Leste seja moderna e bonita por muitos, muitos anos, para que seja uma estrutura verdadeiramente forte e estável, esta primeira fase em que estamos agora era necessária.”
As seções que foram demolidas incluem tanto a Ala Leste, onde as primeiras-damas mantiveram seus escritórios por várias décadas, quanto a Colunata Leste, que conectava a ala ao edifício principal.
Todos os componentes históricos da Ala Leste, como elementos do Gabinete original da Primeira-Dama de Rosalynn Carter, foram preservados e armazenados sob a supervisão da Residência Executiva da Casa Branca e do Serviço Nacional de Parques, com apoio da Associação Histórica da Casa Branca, disse um funcionário da Casa Branca à CNN.
Existem planos para uso futuro, acrescentaram.
A Colunata Leste, com seus pisos de tijolo em espinha de peixe e grandes janelas ao longo de uma parede, era frequentemente por onde os visitantes entravam na Casa Branca para eventos.
Ela também abrigava o cinema da família ao longo de sua parede norte, que era usado para exibições desde que foi construído no início do século XX. Os principais estúdios de cinema americanos frequentemente disponibilizavam filmes recém-lançados para a Casa Branca para exibição presidencial.
O cinema também ocasionalmente funcionava como chapelaria.
As fotos também mostram a grama e as plantas no Jardim Jacqueline Kennedy, ao sul da colunata, arrancadas.
Durante um jantar com doadores para o salão de festas na Sala Leste na semana passada, Trump mandou abrir as cortinas douradas atrás do pódio e previu a demolição aos convidados.
“Nós vamos derrubar isso nos próximos dias, vai ser demolido. Tudo lá fora está vindo abaixo, e vamos substituir por um dos mais belos salões de festas que vocês já viram,” disse Trump.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp











