Alemanha e França decidem criar grupo de trabalho para fortalecer zona do euro
Em encontro, ministros discutiram convergência fiscal e coordenação de políticas econômicas
Internacional|Do R7
![Schäuble (D) se reuniu com Le Maire (E) em Berlim](https://newr7-r7-prod.web.arc-cdn.net/resizer/v2/DERBD5RUVNKPNJW3F2DT5LDOKE.jpg?auth=a9d0773b328c68b55bf9b5f374c96ac3ed29f622a31203f25f1e681de624c362&width=700&height=364)
Os ministérios de Finanças da Alemanha e da França decidiram criar um grupo de trabalho conjunto que discutirá propostas para o fortalecimento da zona do euro, anunciou hoje o ministro alemão da pasta, Wolfgang Schäuble, após se reunir em Berlim com seu equivalente francês, Bruno Le Maire.
"Temos um entendimento amplo e comum das tarefas que estão diante de nós", disse Schäuble.
— E concordamos que Alemanha e França têm uma responsabilidade comum...de serem o motor por trás da integração europeia.
O grupo irá elaborar propostas sobre questões como convergência fiscal e coordenação de políticas econômicas antes de uma reunião de ministros alemães e franceses marcada para julho, informou Le Maire. A reunião foi anunciada quando o recém-eleito presidente da França, Emmanuel Macron, visitou a capital alemã na semana passada.
"Precisamos de uma verdadeira coordenação das políticas econômicas", disse o ministro francês. Em alemão fluente, Le Maire afirmou estar convencido de que os dois países irão trabalhar bem juntos, não apenas pelo benefício mútuo mas também da Europa.
Merkel e Macron concordam em elaborar estratégia para maior integração da UE
Ainda segundo Le Maire, Alemanha e França vão estudar oportunidades de investimento para impulsionar o crescimento e o emprego na zona do euro.
Desde a eleição de Macron, as duas nações têm indicado o objetivo de revigorar o motor franco-alemão e reformar a União Europeia.
Há uma semana, Macron e a chanceler alemã, Angela Merkel, prometeram fortalecer a UE durante encontro em Berlim, no primeiro dia útil do francês à frente da presidência. Na ocasião, Merkel também se mostrou aberta a eventuais mudanças no tratado da UE.
Schäuble e Le Maire seguem ainda hoje para Bruxelas para uma reunião do Eurogrupo, composto por ministros de Finanças da zona do euro.