Alemanha reabre fronteiras e recomenda cautela para viagens
Controles nas divisas com Áustria, França, Suíça e Dinamarca foram suspensos hoje e cidadãos alemães já podem passar férias nos países vizinhos
Internacional|Da EFE
A Alemanha começou a reabrir fronteiras com países vizinhos da União Europeia nesta segunda-feira (15), ao suspender as restrições aplicadas há três meses para combater a pandemia de coronavírus, mas o governo advertiu que as viagens de verão ao exterior deverão ser feitas com cautela.
Filas de veículos se formaram no início desta manhã perto da fronteira entre Alemanha e Dinamarca, um dos primeiros sinais da volta à normalidade. Vários moradores do território alemão costumam passar férias no país vizinho.
Os controles que ainda permaneciam nas fronteiras com Áustria, França, Suíça e Dinamarca foram suspensos nesta segunda-feira, a data escolhida para o fim dessas restrições.
Desde a meia-noite de domingo, começaram a ser eliminados os controles aéreos para os países que ainda estavam restritos (Áustria, França, Suíça, Dinamarca e Itália) com as exceções de Espanha, Suécia e Finlândia, detalhou nesta segunda-feira o ministro das Relações Exteriores, Heiko Maas.
Restrição com resto da UE
A restrição à Espanha será retirada em 21 de junho, quando o país reabrirá as fronteiras com o restante da União Europeia. A medida alemã é de reciprocidade com base na decisão espanhola, segundo fontes diplomáticas da Alemanha.
Leia também
UE apoia manter fronteiras externas fechadas até meados de junho
Espanha reabrirá fronteira para alguns turistas em 21 de junho
Como a Europa se prepara para o turismo de verão em tempos de covid-19
Avião alemão dá meia volta porque Itália ainda não abriu aeroporto
Europa começa a traçar planos para as férias de verão pós-covid
O levantamento geral das restrições significa que, a partir de agora, deixará de ser necessário apresentar uma razão de peso para entrar na Alemanha. Além de motivos como turismo e visitas, será possível, por exemplo, atravessar a fronteira a partir para fazer compras.
A partir de segunda-feira, o aviso geral contra as viagens ao exterior e a outros países da UE será substituído por indicações específicas por país, embora se espere que estes últimos alertem os potenciais turistas contra as viagens para três países neste momento: Suécia, Finlândia e Espanha, devido às respectivas restrições à entrada de estrangeiros.
Maas recomendou cautela ao decidir sobre as férias de verão deste ano, e lembrou que ainda há países para os quais as viagens são desaconselhadas.
O ministro destacou que reabertura das fronteiras alemãs ainda não foi acompanhada pela suspensão da recomendação de não viajar para quatro países: Noruega, Finlândia, Suécia e Espanha, embora neste último caso apenas por alguns dias e por razões específicas para cada um deles.