Análise: aproximação entre China e Canadá é um ‘processo natural’ diante do tarifaço
Durante encontro, líderes prometeram avançar nas relações bilaterais
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O presidente da China, Xi Jinping, se reuniu com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, nesta sexta-feira (31). Os líderes prometeram avançar nas relações bilaterais enquanto o país norte-americano tenta diminuir a dependência dos Estados Unidos.
Segundo o doutor em ciência política Bruno Pasquarelli, em entrevista ao Conexão Record News, é natural que o Canadá busque novos parceiros, e a escolha da China, a um oceano de distância, é “emblemática”.

“Claro que é um caminho muito grande para percorrer, mas nós temos uma possibilidade de um comércio muito maior, pensando na própria estrutura que pode ser feita esse tipo de comércio entre China e Canadá. Então é um processo natural”, analisa.
Carney enfatizou a necessidade de retomar um amplo diálogo com Pequim. A imprevisibilidade do tarifaço promovido por Donald Trump “acaba trazendo consequências desastrosas para todo tipo de país”, segundo o professor.
No encontro, o premiê canadense e o líder chinês discutiram soluções para as questões comerciais e um plano para aprofundar a cooperação em diversas áreas. Xi disse que a China está disposta a trabalhar com o Canadá e convidou Carney a visitar o país asiático.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
