Anúncio de Trump contra Suprema Corte gera incerteza para o mercado, alerta economista
Líder norte-americano classificou a decisão de ilegalidade das tarifas como ‘vergonhosa’ e criticou os ministros do tribunal
Internacional|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Em uma entrevista coletiva nesta sexta-feira (20), o presidente Donald Trump comentou a decisão da Suprema Corte que derrubou o tarifaço imposto por ele em abril de 2025. Trump classificou a decisão como “vergonhosa” e “terrível”, e criticou os ministros do tribunal. Ele disse que os magistrados são uma vergonha para a nação.
O norte-americano afirmou que existem métodos ainda mais fortes para impor novas tarifas comerciais e que não vai recuar. Trump anunciou ainda uma nova taxa global de 10%, com o objetivo de proteger a economia nacional.

A decisão atinge principalmente as chamadas tarifas recíprocas, que representam o núcleo da estratégia tarifária do governo. Outras tarifas em vigor, como as aplicadas sobre aço, alumínio e fentanil, continuam valendo.
Em entrevista ao Link News, o economista Joelson Sampaio afirma que o anúncio de Trump só gera incerteza no mercado e aumenta brigas internas, o que prejudica muito a economia dos Estados Unidos. Para ele, a batalha do presidente dos EUA com a Suprema Corte não vai ser encerrada após o anúncio.
“Então, quando ele [Trump] fala em proteger a economia dos Estados Unidos com essas medidas, o que ele consegue no final é desproteger a economia com menos crescimento por conta das inseguranças que são geradas. E esse anúncio vai na mesma direção”, diz.
Sampaio alerta também para o impacto no mercado de capitais e a perda de confiança de investidores, que aguardam resultados para seguir com investimentos. “E só o fato de aguardar já impacta a economia de forma negativa em termos de crescimento, geração de emprego, renda, para os próprios americanos”, completa.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!











