Após ameaças falsas de bomba, casal tem casa invadida 43 vezes por equipe da SWAT
Patrick Tomlinson e Niki Robinson foram alvo de 'pegadinhas' frequentes que levaram a polícia armada a entrar na propriedade
Internacional|Maria Cunha*, do R7
Um casal que foi alvo de "brincalhões" teve uma equipe da SWAT em sua casa 43 vezes.
Os nomes de Patrick Tomlinson e Niki Robinson, de Milwaukee, nos Estados Unidos, foram usados para fazer falsas ameaças de bomba a diversos locais, em três estados.
A "pegadinha", que começou como um comentário inofensivo no Twitter, resultou em policiais invadindo a propriedade do marido e da mulher e apontando armas para sua cabeça.
No entanto, apesar do alto número de vezes que a dupla foi vítima da brincadeira sem graça, a polícia não conseguiu interromper as falsas denúncias.
O golpe consiste em fazer ligações falsas para as autoridades e relatar ameaças criminais de nível grave ou situações violentas, o que induz os policiais a invadir a casa ou a empresa de uma pessoa inocente.
A ação criminosa ainda é cada vez mais habilitada pela tecnologia, que pode ser usada para mascarar a voz real do chamador, seu número de telefone ou endereço IP (também chamado de “spoofing”) ou para tornar seu relatório falso mais confiável.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
O caso de Patrick Tomlinson e Niki Robinson
No caso de Patrick Tomlinson, os problemas começaram depois que ele postou um comentário casual no Twitter, em 2018, em que dizia nunca ter achado o comediante Norm Macdonald muito engraçado.
De acordo com o tabloide The Daily Beast, o tuíte chamou atenção de pessoas que realizam trolagens online, que logo começaram a assediar, perseguir, personificar e difamar o casal de Milwaukee.
Os golpistas usaram um site próprio junto com contas de rede social no Reddit, no Twitter e no YouTube para atingir os dois e convidar outras pessoas a se aproximar.
Leia também
Ao falar sobre o constante assédio à NBC News, Patrick disse: “Não nos sentimos seguros em nossa própria casa. Não sabemos quando a porta vai ser arrombada”.
Segundo o homem, uma vez ele desceu as escadas e encontrou meia dúzia de policiais com pistolas em punho, espingardas e fuzis AR-15s, todos apontados para sua cabeça.
Em 10 de dezembro de 2022, falsas ameaças de bomba que mencionavam Patrick causaram a retirada de milhares de fãs de um show de Patti Labelle no Riverside Theatre, em Milwaukee.
O casal também afirmou que gastou dezenas de milhares de dólares nos últimos cinco anos em uma tentativa de se proteger.
Patrick e Niki entraram com uma ação contra os proprietários de um fórum online que seus perseguidores usaram para atacá-los.
Entretanto, eles foram forçados a retirar o processo e agora dizem que devem mais de 50 mil dólares (cerca de R$ 239,5 mil) em honorários advocatícios às próprias pessoas que os atacaram — o suficiente para, possivelmente, levá-los à falência, disse o casal.
O FBI começou a tomar medidas formais para obter uma imagem abrangente do problema em nível nacional, já que o número de incidentes semelhantes parece estar aumentando.
*Sob supervisão de Daniel Pinheiro
Americanos e canadenses voltam a viver 'cenário de pandemia' por causa de incêndios florestais