Logo R7.com
RecordPlus

Após fechamento de centro que ensina curdo, escolas na Turquia são atacadas 

Pelo menos oito locais foram atacados com coquetéis molotov

Internacional|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

Supostos simpatizantes da guerrilha curda do PKK (Partido dos Trabalhadores de Curdistão) atacaram com coquetéis molotov pelo menos oito escolas públicas no sudeste da Turquia para protestar contra o fechamento de um colégio que ensina em curdo, informou nesta quarta-feira (17) a imprensa local. 

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, afirmou hoje em Ancara que existem procedimentos legais para abrir um centro educativo e que qualquer escola que não tenha as permissões pertinentes será fechada.


Curdos recuperam controle de 14 povos na Síria após choques com o Estado Islâmico 

Representante curdo denuncia genocídio no Iraque


O colégio fechado está na cidade de Cizre, na província de Sirnak, onde as autoridades selaram ontem a entrada da escola que pretendia oferecer aulas em curdo sem permissão oficial.

Mais de 50 pessoas se reuniram nos arredores do colégio para protestar contra o fechamento e acabaram se enfrentando com os agentes antidistúrbios.


Os ataques dos supostos simpatizantes do grupo armado (PKK) contra escolas continuam hoje em Sirnak, indica o jornal Hürriyet em seu site.

O primeiro-ministro turco qualificou de "terrorismo" os ataques com coquetéis molotov e destacou que Ancara não tolerará essa tentativa de perturbar a ordem pública no país.


A adoção do curdo como idioma de ensino nos colégios é uma das principais reivindicações dos curdos no atual processo de paz entre o PKK e o governo turco. 

Britânicas estão mantendo mulheres como escravas sexuais para satisfazer combatentes

Participantes de cúpula sobre Iraque oferecem apoio militar contra EI

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.