Logo R7.com
RecordPlus
‌

Após reunião, Trump e Zelensky falam em ‘grandes progressos’ para encerrar guerra na Ucrânia

Presidentes dos Estados Unidos e Ucrânia se reuniram na Flórida neste domingo (28)

Internacional|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Donald Trump e Volodymyr Zelensky se reuniram na Flórida para discutir um plano de paz na guerra entre Rússia e Ucrânia.
  • Trump afirmou que as negociações contaram com a participação de líderes europeus e que estão "mais perto" de um acordo de paz.
  • O presidente dos EUA mencionou que as chances de encerrar a guerra estão em 95%, apesar dos desafios, como o controle do Donbas.
  • Trump expressou otimismo sobre um possível acordo com Moscou nas próximas semanas, destacando que a Rússia está disposta a colaborar.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Donald Trump e Volodymyr Zelensky comemoraram resultados da reunião Jonathan Ernst/REUTERS

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, se reuniram neste domingo (28) em Mar-a-Lago, na Flórida, para discutir um plano de paz que encerre a guerra entre Rússia e Ucrânia. Depois do encontro, os presidentes concederam uma coletiva de imprensa.

Donald Trump afirmou aos jornalistas que o encontro também envolveu líderes europeus como Emmanuel Macron, presidente da França, Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália, e Keir Starmer, primeiro-ministro do Reino Unido, e que deixou as negociações “mais perto” de um acordo para alcançar a paz no Leste Europeu. Zelensky também falou sobre progressos conquistados na reunião.

‌

Trump ainda afirmou que as conversas teriam evoluído para 95% as chances de encerrar a guerra, mas pontuou também que é difícil falar em porcentagem, já que não é um processo de um dia e ainda há um ou dois pontos sensíveis.

Leia mais

Um dos principais impasses, de acordo com o líder norte-americano, seria o controle do território do Donbas, no leste ucraniano.

‌

Trump e Zelensky chamaram esse ponto de “uma questão difícil”, mas o ucraniano reafirmou sua posição: “Temos que respeitar nosso povo, temos que respeitar o território que controlamos”.

Sobre uma previsão para o encerramento do conflito, Trump mostrou otimismo e disse que um acordo com Moscou poderia ser fechado nas próximas semanas, embora não esteja trabalhando com um limite de tempo.

‌

Antes da reunião, Trump já havia informado que teve “uma conversa muito produtiva” com o presidente russo Vladimir Putin. Depois, ele disse que a Rússia está disposta a achar uma solução e quer que a Ucrânia “seja bem-sucedida”. Trump ainda comentou que Putin está sendo “generoso” em todo o processo e está disposto a ajudar na reconstrução do atual inimigo.

Sobre o papel de mediador do conflito, o presidente americano ainda afirmou entender as diferentes reivindicações: “Estou do lado da paz, estou do lado do fim da guerra”.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.