Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Após três meses dos primeiros casos, Uganda declara fim de surto de ebola

Ao todo, 10 pessoas se recuperaram da doença, enquanto 534 foram monitoradas por autoridades sanitárias por entrarem em contato com pacientes infectados

Internacional|Da Agência Brasil


Quase três meses após confirmar os primeiros casos de ebola na capital Kampala, em janeiro, Uganda declarou o fim do surto da doença no país, neste sábado (26). Segundo o escritório da Organização Mundial da Saúde (OMS) na região, dos 14 casos notificados de ebola, 12 foram confirmados por meio de testes laboratoriais. Foram contabilizadas ainda quatro mortes, sendo duas confirmadas e duas prováveis.


Ao todo, 10 pessoas se recuperaram da doença no país, enquanto 534 foram monitoradas por autoridades sanitárias por entrarem em contato com pacientes infectados.

Fim do surto

Conforme o escritório da OMS em Uganda, o último paciente infectado por ebola no país recebeu alta médica no dia 15 de março, quando se iniciou um período de 42 dias sem novos casos, o que permite declarar o fim do surto. Este foi o segundo surto de ebola em Uganda em menos de três anos.

“A longa experiência do país na gestão de surtos permitiu uma resposta rápida, coordenada e eficaz”, avaliou a OMS em nota. A cepa de ebola detectada em Uganda, segundo a entidade, é um subtipo da doença do vírus do Sudão. “É uma doença grave, frequentemente fatal, que afeta humanos e outros primatas. Em surtos anteriores, a doença matou quatro em cada 10 pessoas infectadas”.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.