Árvore recém-descoberta corre risco de extinção após se tornar um ‘zumbi’
Fungo ataca e mata os brotos jovens, o que significa que uma árvore infectada não consegue crescer ou se reproduzir e acaba morrendo
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Uma espécie de árvore descoberta há poucos anos está ameaçada de extinção após se tornar um ‘morto-vivo’ por causa de uma doença provocada por um fungo. Devido a essa ameaça, a planta ganhou o nome de ‘zumbi’ pelos cientistas.
A espécie foi identificada na Austrália e não tinha nome quando foi avaliada pela primeira vez em 2020. Agora, os cientistas dizem que é preciso um esforço ambicioso para reverter o status de ‘morto-vivo’ da Rhodamnia zombi.
“Desde então 10% das árvores morreram e nenhuma das restantes está produzindo flores ou frutos por causa da ferrugem da murta”, diz Rod Fensham, botânico da Universidade de Queensland, na Austrália. Segundo ele, é uma corrida contra o tempo para salvar a espécie da doença fúngica.
LEIA MAIS
O fungo ataca e mata os brotos jovens repetidamente, o que significa que uma árvore infectada não consegue crescer ou se reproduzir e acaba morrendo.
Por causa da doença, a Rhodamnia zombi foi adicionada a uma lista de espécies classificadas como potencialmente e criticamente ameaçadas de extinção. “Sem qualquer intervenção, as 17 espécies desta lista estarão extintas dentro de uma geração”, diz Fensham.
Para o cientista, a esperança de sobrevivência da árvore zumbi pode estar no genoma mais amplo da espécie, com espécies relacionadas apresentando resistência à ferrugem da murta
“Uma estratégia de sobrevivência começa com a busca por mudas saudáveis na natureza, antes que a ferrugem da murta as ataque, e com a propagação dessas mudas para que cresçam em locais seguros”, afirma.
“Até o momento, as mudas cultivadas por especialistas em Lismore e Townsville parecem promissoras, mas eles precisam estar constantemente vigilantes. Espero que, quando produzirem sementes, alguma resistência se torne aparente na próxima geração de ‘zumbis de Rhodamnia’”, conclui.
Em seu estado natural, a árvore de pequeno a médio porte conta com grandes folhas verde-escuras, casca áspera e flores brancas peludas, que cresce nas florestas tropicais da região de Burnett, em Queensland. Mas sua sobrevivência pode depender do ser humano. “Deixadas à própria sorte, as árvores na natureza realmente se tornarão mortos-vivos”, afirma Fensham.
A pesquisa foi publicada na revista científica Austral Ecology.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp











