Asilo em Budapeste tem 13% dos casos de covid-19 da Hungria
A unidade tem mais de 200 casos de contaminação pelo coronavírus, dos pouco mais de 1,5 mil já registrados no país durante a pandemia
Internacional|Da EFE
Apenas um asilo para idosos em Budapeste, foram registrados mais de 200 casos de contágio por coronavírus, o que corresponde a 13,5% de todos os contaminados na Hungria, informaram as autoridades sanitárias do país nesta terça-feira (14).
Leia também: É hora de matar o coronavírus, não a democracia, diz UE à Hungria
Na residência afetada pelo surto, já são 204 os casos até o momento, com dez mortos. Em toda a Hungria, já foram registrados 1.512 contaminados pela covid-19 desde o início da pandemia, com 122 mortos.
O governo húngaro reconhece que, por conta do baixo número de testes realizados, o número real de casos de coronavírus é maior do que os que já foram confirmados.
Troca de farpas
O caso do asilo causou um desgaste entre o governo nacional do primeiro-ministro ultranacionalista Viktor Orbán e o prefeito de Budapeste, o esquerdista Gergely Karácsony.
Leia também
Ambos se acusam de não cumprirem com as respectivas responsabilidades para garantir que esses centros recebam os materiais sanitários necessários para prevenir o contágio do coronavírus, como máscaras e luvas.
Outros asilos da Hungria também registraram diversos casos de contaminação pelo coronavírus, mas nenhum tão grave quanto o caso de Budapeste.