Assange está doente demais para audiência, diz advogado
Fundador do Wikileaks, preso em abril, enfrenta um total de 18 acusações criminais nos EUA e décadas na prisão se for condenado
Internacional|Do R7
O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, está doente demais nesta quinta-feira (30) para participar de uma audiência de extradição por videoconferência em uma prisão britânica solicitada pelos Estados Unidos, disse seu advogado.
Os EUA estão pedindo a extradição de Assange, de 47 anos, que foi retirado da embaixada equatoriana em Londres no dia 11 de abril. Ele enfrenta um total de 18 acusações criminais nos EUA e décadas na prisão se for condenado.
"Na verdade ele está longe de bem", disse o advogado de Assange, Gareth Peirce, à Reuters.
Leia também
A juíza Emma Arbuthnot acrescentou no Tribunal de Magistrados de Westminster: "Ele não está muito bem".
O WikiLeaks disse ter grande preocupação com a saúde de Assange e que ele foi transferido para uma enfermaria da prisão de alta segurança londrina de Belmarsh.
"Durante as sete semanas em Belmarsh, sua saúde continuou a se deteriorar e ele perdeu peso dramaticamente", acrescentou o site em um comunicado. "A decisão das autoridades prisionais de transferi-lo para a enfermaria fala por si só".
A próxima audiência sobre o pedido de extradição está marcada para 12 de junho.
Assange foi condenado a 50 semanas de prisão
Assange, que passou quase sete anos abrigado em salas apertadas da embaixada do Equador em Londres, disse várias vezes que teme ser extraditado aos EUA.
Seus admiradores o veem como um herói por expor o que descrevem como abuso de poder de Estados modernos e por defender a liberdade de expressão.
Seus detratores o retratam como uma figura perigosa que é cúmplice de esforços russos para minar o Ocidente e a segurança norte-americana e refutam que ele é um jornalista.
No início deste mês, ele foi condenado a 50 semanas de prisão por um tribunal britânico por violar a condicional depois de fugir para a embaixada equatoriana.
Washington acusou Assange de espionagem, dizendo que ele publicou ilegalmente os nomes de fontes confidenciais e conspirou com e auxiliou a ex-analista de inteligência do Exército Chelsea Manning a obter acesso a informações confidenciais.
O WikiLeaks revoltou Washington ao publicar centenas de milhares de cabos diplomáticos secretos dos EUA que expuseram avaliações críticas de líderes mundiais, como o presidente russo, Vladimir Putin, e membros da família real saudita.
Do vazamento de dados à prisão em Londres: veja fotos de Assange
" gallery_id="5caf216919d22438c200010e" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/assange-esta-doente-demais-para-audiencia-diz-advogado-30052019"]