Assessor de segurança nacional de Biden visitará Israel esta semana
Segundo a Casa Branca, viagem tem como objetivo 'discutir os últimos desenvolvimentos' no Estado judeu e na Faixa de Gaza
Internacional|Do R7
O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, visitará Israel na quinta e sexta-feira (14 e 15), informou nesta quarta (13) o governo dos Estados Unidos, após divergências entre estes dois países aliados.
De acordo com um comunicado de imprensa de Adrienne Watson, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional — diretamente vinculado ao presidente dos EUA, Joe Biden —, Sullivan se reunirá com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, com o "gabinete de guerra" israelense e com o presidente Isaac Herzog.
Segundo a Casa Branca, a viagem tem como objetivo "discutir os últimos desenvolvimentos em Israel e Gaza".
O anúncio surge depois de a Assembleia Geral da ONU ter pedido um "cessar-fogo humanitário" imediato em Gaza, em um texto não vinculativo aprovado na noite de terça-feira (12).
Israel vem lançando bombardeios incessantes contra a Faixa de Gaza desde 7 de outubro, quando o Hamas realizou um ataque contra o território israelense. Na ocasião, os terroristas sequestraram mais de 200 pessoas e assassinaram outras cerca de 1.200. As autoridades estimam que haja, hoje, 135 pessoas, entre israelenses e estrangeiros, nos cativeiros de Gaza.