Logo R7.com
RecordPlus

Ataques do ELN suspendem negociações de paz na Colômbia

Atentados aconteceram horas depois de se encerrar o prazo do cessar-fogo

Internacional|Cristina Charão, do R7

  • Google News
Delegação do governo colombiano deixou Quito na quarta-feira
Delegação do governo colombiano deixou Quito na quarta-feira

As negociações de paz entre o governo colombiano e o Exército de Libertação Nacional foram suspensas após uma série de ataques da guerrilha a postos do exército e instalações de uma empresa petrolífera. Os atos violentos começaram a ser registrados poucas horas depois de terminar o prazo oficial do acordo de cessar-fogo, que estava em vigor desde setembro e encerrou na noite de terça-feira

A mesa de negociação deveria ser retomada na quarta-feira pela manhã, em Quito, capital do Equador, mas antes do seu início o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, ordenou o retorno imediato do chefe de delegação, Gustavo Bell, “para avaliar o futuro do processo”. Santos também emitiu nota às Forças Militares para que “atuem com contundência na resposta a esta agressão”, segundo registra o jornal colombiano El TiempoAssista o vídeo abaixo.


Os ataques do ELN deixaram pelo menos uma vítima, um soldado da Armada Nacional que fazia parte de uma patrulha na estrada que liga os municípios de Arauca e Arauquita. Foram registrados também ataques com explosivos a oleodutos em Arauca, Casanare e Boyacá. Os atentados ocorrem na região próxima à fronteira com a Venezuela, onde se encontra foragido um dos principais líderes da guerrilha, de codinome Pablito. 

O Conselho de Segurança da ONU publicou nota lamentando os ataques e registrando que espera a retomada das negociações para que governo e ELN “renovem e reforcem o cessar-fogo, de modo a prevenir a retomada do conflito e proteger os ganhos humanitários alcançados nos últimos três meses”.

Not a Dailymotion video URL.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.