Internacional Áustria decide o destino da casa onde Adolf Hitler nasceu

Áustria decide o destino da casa onde Adolf Hitler nasceu

Prédio na cidade de Braunau am Inn era motivo de preocupação: o que fazer para que não se transforme em local de peregrinação de neonazistas

casa de hitler

Casarão onde Hitler nasceu será uma delegacia

Casarão onde Hitler nasceu será uma delegacia

Christian Bruna/Efe - 17.10.2016

Depois de anos de debates sobre o que fazer com o local de nascimento de um dos maiores tiranos da história mundial, o governo da Áustria finalmente decidiu: a casa onde nasceu Adolf Hitler será transformada em uma delegacia de polícia. As informações são da agência de notícia Reuters.

Segundo o Ministério do Interior austríaco, esta foi a melhor forma encontrada para impedir que o prédio na cidade Braunau am Inn se torne um local de peregrinação para os neonazistas.

'Nada evocará o nazismo'

"O uso futuro da casa pela polícia deve enviar um sinal claro de que este prédio nunca mais evocará a memória do nacional-socialismo", disse o ministro do Interior Wolfgang Peschorn, em comunicado.

Antes de receber as forças policiais, a Áustria convidará arquitetos a apresentar planos para uma reformulação do edifício. Arquitetos de toda a União Européia serão convidados a enviar planos para o redesenho do edifício este mês e um júri de especialistas e autoridades públicas escolherá o design vencedor no primeiro semestre do próximo ano

O governo austríaco havia expropriado a casa em 2017, pagando 817 mil euros para a antiga proprietária. Ela contestou o valor, evitando assim que o governo austríaco pudesse decidir o que fazer com o prédio.

Em agosto de 2019, o Supremo Tribunal da Áustria decidiu que o governo não deveria pagar mais nada. A decisão abriu caminho para que o destino do casarão fosse, finalmente, decidido.

Hitler nasceu em Braunau am Inn em 1889. Embora a família tenha vivido ali apenas por alguns meses, a cidade na fronteira com a Alemanha, hoje com cerca de 16 mil habitantes, ficou com esta marca na história.

EM FOTOS: Assim começou a 2ª Guerra Mundial