Áustria decide o destino da casa onde Adolf Hitler nasceu
Prédio na cidade de Braunau am Inn era motivo de preocupação: o que fazer para que não se transforme em local de peregrinação de neonazistas
Internacional|Do R7
Depois de anos de debates sobre o que fazer com o local de nascimento de um dos maiores tiranos da história mundial, o governo da Áustria finalmente decidiu: a casa onde nasceu Adolf Hitler será transformada em uma delegacia de polícia. As informações são da agência de notícia Reuters.
Segundo o Ministério do Interior austríaco, esta foi a melhor forma encontrada para impedir que o prédio na cidade Braunau am Inn se torne um local de peregrinação para os neonazistas.
'Nada evocará o nazismo'
"O uso futuro da casa pela polícia deve enviar um sinal claro de que este prédio nunca mais evocará a memória do nacional-socialismo", disse o ministro do Interior Wolfgang Peschorn, em comunicado.
Leia também
Antes de receber as forças policiais, a Áustria convidará arquitetos a apresentar planos para uma reformulação do edifício. Arquitetos de toda a União Européia serão convidados a enviar planos para o redesenho do edifício este mês e um júri de especialistas e autoridades públicas escolherá o design vencedor no primeiro semestre do próximo ano
O governo austríaco havia expropriado a casa em 2017, pagando 817 mil euros para a antiga proprietária. Ela contestou o valor, evitando assim que o governo austríaco pudesse decidir o que fazer com o prédio.
Em agosto de 2019, o Supremo Tribunal da Áustria decidiu que o governo não deveria pagar mais nada. A decisão abriu caminho para que o destino do casarão fosse, finalmente, decidido.
Hitler nasceu em Braunau am Inn em 1889. Embora a família tenha vivido ali apenas por alguns meses, a cidade na fronteira com a Alemanha, hoje com cerca de 16 mil habitantes, ficou com esta marca na história.
EM FOTOS: Assim começou a 2ª Guerra Mundial