Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Autoridades dão treinamento de emergência em escolas ucranianas

Em escalada de tensão com a Rússia, governo da Ucrânia registrou mais de 300 ameaças de bomba em janeiro deste ano

Internacional|

Cursos sobre bombas são ministrados em escolas ucranianas
Cursos sobre bombas são ministrados em escolas ucranianas Cursos sobre bombas são ministrados em escolas ucranianas

"Quantos explosivos você acha que consegue colocar nesta?", perguntou um especialista em desarme de bombas ucraniano, mostrando uma coruja azul e amarela diante de alunos perplexos que participavam de simulações de emergência em uma escola de Kiev, capital da Ucrânia, nesta quinta-feira (27).

Agentes de segurança organizaram o treinamento após uma série de ameaças falsas de bomba forçar a desocupação de escolas em Kiev e outras cidades.

Kiev culpa a Rússia pelos falsos avisos, e acusa o país vizinho de já travar uma guerra híbrida contra o ex-satélite soviético, enquanto ameaça uma invasão completa do país, acumulando mais de 100 mil soldados na fronteira ucraniana. 

"O propósito dos serviços especiais russos é óbvio — pôr pressão adicional na Ucrânia, semear a ansiedade e o pânico entre a população", disse o Serviço de Segurança da Ucrânia, acrescentando que registrou mais de 300 ameaças de bomba até agora neste ano, em comparação com 1.100 ao longo de todo o ano de 2021.

Publicidade

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, não respondeu a um pedido de comentários.

Autoridades russas culpam a Ucrânia por uma série semelhante de ameaças de bomba que forçaram a retirada de milhares de pessoas de escolas, shopping centers e jardins de infância russos. Após uma pausa, os avisos falsos na Rússia foram retomados conforme as tensões entre Moscou e Kiev aumentavam.

Em 2014, Moscou anexou a Crimeia e apoiou rebeldes que combatem tropas governamentais no leste da Ucrânia, um conflito não resolvido que já causou pelo menos 15 mil óbitos até hoje.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.