B-2 Spirit: conheça avião dos EUA que bombardeou principal instalação nuclear do Irã
Bomba GBU-57, utilizada pelo B-2, pesa 13,6 toneladas, tem precisão guiada e é capaz de adentrar 61 metros de concreto
Internacional|Do R7

Aviões B-2 da Força Aérea dos Estados Unidos foram usados na operação militar lançada na noite de sábado (21), contra instalações nucleares do Irã. O ataque marcou a entrada oficial dos Estados Unidos na guerra iniciada por Israel em 13 de junho.
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que a Força Aérea americana atingiu três alvos nucleares iranianos.
“Concluímos nosso ataque muito bem-sucedido às instalações nucleares do Irã, incluindo Fordow, Natanz e Isfahan. Uma carga completa de bombas foi lançada sobre a principal instalação, Fordow”, afirmou em publicação na Truth Social. Autoridades iranianas confirmaram os ataques.
Leia mais:
O bombardeio dos EUA ocorreu após semanas de pressão do governo israelense, que defende a destruição do programa nuclear iraniano.
A operação americana se concentrou em Fordow, onde funciona uma das usinas de enriquecimento de urânio mais protegidas do mundo, construída dentro de uma montanha, a centenas de metros sob a rocha.
Os B-2 são os únicos bombardeiros do Ocidente capazes de carregar a bomba GBU-57, conhecida como “destruidora de bunkers”.
Com 13,6 toneladas, essa bomba tem capacidade de penetrar até 61 metros de concreto antes da detonação, sendo considerada a única arma capaz de atingir alvos como Fordow, que resistiu aos ataques anteriores feitos por Israel com armamento de menor potência.
Detalhes do bombardeio
O B-2 Spirit, desenvolvido pela Northrop Grumman, é considerado o bombardeiro mais avançado da frota americana.
Com design de asa voadora, a aeronave é projetada para escapar dos radares inimigos. Ela possui autonomia de até 11 mil quilômetros sem reabastecimento, podendo alcançar 18.500 quilômetros com apoio aéreo.
Movido por quatro motores General Electric F118-GE-100, o bombardeiro alcança velocidade máxima de 1.010 km/h e voa a até 15 mil metros de altitude. Mede 52 metros de envergadura e 21 metros de comprimento, operando com dois tripulantes, piloto e copiloto.
O B-2 pode transportar até 18 toneladas de armamento, incluindo bombas convencionais, armas nucleares e, quando necessário, duas bombas anti-bunker como a GBU-57, que sozinha pesa mais de 13 toneladas.
O diferencial do B-2 está na tecnologia de furtividade. A aeronave possui sistemas que reduzem sua assinatura de radar, infravermelha, acústica e eletromagnética, permitindo que atravesse espaços aéreos fortemente monitorados sem ser detectada.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
