Logo R7.com
RecordPlus

Ban Ki-moon preocupado com presos palestinos em greve de fome

Internacional|Do R7

  • Google News

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, expressou esta terça-feira sua grande preocupação com a rápida deterioração das centenas de palestinos em prisões israelenses que estão em greve de fome, dizendo que os presos devem ser denunciados e julgados ou postos em liberdade.

"O secretário-geral está profundamente preocupado com as condições da rápida deterioração dos prisioneiros palestinos sob custódia israelense que estão em greve de fome", disse o porta-voz das Nações Unidas, Martin Nesirky.


Ban ressaltou o caso de Samer Issawi, que desde 1º de agosto se nega a ingerir alimentos e se encontra em "estado de saúde crítico".

O presidente palestinos, Mahmud Abbas, e o secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al-Arabi, escreveram a Ban a respeito de Issawi e outros três prisioneiros que estão há tempos em greve de fome.


Ban expôs os casos durante conversas recentes com o premier israelense, Benjamin Netanyahu, disse Nesirky.

"De particular preocupação são os presos mantidos em prisão administrativa sem acusações", acrescentou.


"Estes presos deveriam ser denunciados e julgados com garantias judiciais, em concordância com os padrões internacionais, ou libertados prontamente", explicou.

Um tribunal de Jerusalém negou a liberdade sob fiança a Issawi esta terça-feira e é provável que seja processado em uma nova audiência na quinta-feira, disse seu advogado.

tw/de/are/mvv

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.