Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Barack e Michelle Obama declaram apoio a Kamala Harris: ‘Será uma presidente fantástica’

Essa foi a primeira demonstração pública do casal a favor da candidatura da atual vice-presidente dos EUA à Casa Branca

Internacional|Do R7, em Brasília

Em vídeo, Kamala agradece apoio do ex-presidente Reprodução/X/@BarackObama

O ex-presidente Barack Obama e a ex-primeira-dama Michelle manifestaram publicamente pela primeira vez apoio à candidatura de Kamala Harris à presidência dos Estados Unidos nesta sexta-feira (26). Em vídeo de aproximadamente um minuto publicado no X, antigo Twitter, Harris recebe uma ligação telefônica do casal.

“Ligamos para dizer que Michelle e eu não poderíamos estar mais orgulhosos em apoiar você e vamos fazer tudo o que pudermos para ajudá-la a vencer esta eleição e chegar ao Salão Oval,” afirmou o ex-presidente.

Em um determinado momento do vídeo, Michelle afirma estar orgulhosa da atual vice-presidente: “Isso será histórico.”

Na ligação, Harris sorri e agradece o apoio do casal. “Isso significa muito para mim. As palavras que vocês disseram e a amizade que vocês me deram durante todos esses anos significam mais do que eu posso expressar”, afirmou.


Em texto publicado na rede social, Obama dá a entender que a conversa ocorreu há alguns dias.

“Mais cedo nesta semana, Michelle e eu ligamos para nossa amiga Kamala Harris. Dissemos a ela que achamos que ela será uma presidente dos EUA fantástica, e que ela tem nosso total apoio. Neste momento crítico para o nosso país, vamos fazer tudo o que pudermos para ter certeza de que ela vencerá em novembro. Esperamos que vocês se unam a nós.”


No último domingo (21), o atual presidente dos EUA, Joe Biden, desistiu de disputar a reeleição após forte pressão popular e do Partido Democrata. Nas últimas semanas, Biden teve um desempenho considerado desastroso no primeiro debate público contra o republicano Donald Trump. Além de ter cometido uma série de gafes, como confundir o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em evento da OTAN.

A saúde e a capacidade cognitiva de Biden vinham sendo questionadas dentro e fora do partido dele. Alguns doadores chegaram a cancelar repasses financeiros à campanha, como forma de pressioná-lo a desistir.


Kamala Harris já tinha o apoio do ex-presidente Bill Clinton e Hillary Clinton, candidata dos Democratas nas eleições de 2016; de todos os governadores do partido do país, e da maioria dos delegados.

O comitê de regras do Partido Democrata deve nomear formalmente a vice-presidente como candidata no dia 1º de agosto, antes da convenção do partido, marcada para 19 a 22 de agosto em Chicago. E Kamala terá de escolher seu candidato à vice-presidente até 7 de agosto.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.