Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Biden culpa republicanos do Congresso por novo tiroteio

Presidente afirmou que a falta de mais medidas de controle de armas está alimentando uma lista crescente de tragédias nos EUA

Internacional|Do R7

Presidente Joe Biden lamentou o massacre nas redes sociais
Presidente Joe Biden lamentou o massacre nas redes sociais

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, culpou os republicanos do Congresso depois que um novo tiroteio em massa deixou cinco mortos, incluindo o atirador, em Louisville, cidade no estado de Kentucky. Nesta segunda-feira (10), um atirador entrou em um banco, matou quatro pessoas e feriu outras nove. O autor do ataque foi baleado e morto pela polícia.

Biden afirmou no Twitter que a falta de mais medidas de controle de armas está alimentando uma lista crescente de tragédias no país, onde política de armas é uma das mais flexíveis do mundo. Em junho do ano passado, em meio a uma onda de massacres, a Suprema Corte dos EUA determinou que os americanos têm o direito fundamental de portar armas de fogo em público de forma não ostensiva, derrubando uma lei de Nova York datada em 1913.

"Mais uma vez, nossa nação está de luto após um ato sem sentido de violência armada", escreveu o presidente. "Muitos americanos estão pagando o preço da inação com suas vidas. Quando os republicanos no Congresso agirão para proteger nossas comunidades?", questionou.

Segundo dados do Gun Violence Archive, um grupo que cataloga todos os incidentes de violência armada nos Estados Unidos, o país registrou 146 tiroteios em massa em 2023 até o momento, o equivalente a mais de um a cada dia. Os ataques vitimaram 8.816 americanos, entre mortos e feridos, em cem dias, desde 1º de janeiro.

Ao todo, mais de 11.500 pessoas morreram neste ano em decorrência de armas de fogo nos Estados Unidos. Destas, 6.000 cometeram suicídio. Outras quase 5.000 foram assassinadas ou sofreram algum acidente com revólver.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.