Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Biden diz não ter medo de jurar cargo ao ar livre

Presidente eleito afirmou que tomará posse do cargo como tradicionalmente acontece, do lado de fora do Capitólio

Internacional|Do R7

Estrutura para posse de Biden segue sendo montada ao lado do Capitólio
Estrutura para posse de Biden segue sendo montada ao lado do Capitólio Estrutura para posse de Biden segue sendo montada ao lado do Capitólio

O presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, declarou nesta segunda-feira (11) que não tem medo de ser empossado na área externa do Capitólio, como é tradição, mesmo depois da invasão ao edifício legislativo por apoiadores do atual chefe de governo, Donald Trump, e ameaças de radicais na internet.

Leia também: O que deve acontecer no dia da posse de Joe Biden como presidente dos EUA?

"Não tenho medo de fazer o juramento ao ar livre", declarou Biden nesta segunda-feira durante uma aparição pública na qual recebeu a segunda dose da vacina contra o coronavírus.

Biden reiterou que Trump não deveria estar no poder, mas não comentou o apelo feito na última quarta pelos democratas no Congresso ao atual vice-presidente, Mike Pence, e ao Poder Executivo para invocar a 25ª Emenda para retirar o chefe de Estado do cargo.

Publicidade

O presidente eleito também disse esperar que aqueles que se envolveram em comportamentos classificados por ele como "sediciosos" na violenta tomada do Capitólio paguem pelo que fizeram.

Posse sem multidões

Biden assumirá a presidência na quarta-feira da semana que vem em uma cerimônia tradicionalmente realizada nos degraus do Capitólio, rodeado pela nata do poder americano.

Publicidade

Washington será reforçada com mais de 10 mil integrantes da Guarda Nacional para garantir a segurança, enquanto o prefeito da cidade, Muriel Bowser, pediu à população para não comparecer à celebração ou para se concentrar na esplanada do National Mall, por medo de novos confrontos.

Leia também

A invasão ao Capitólio ocorreu na última quarta-feira, quando os legisladores procederam para certificar a vitória eleitoral de Biden. Em um discurso diante de seus apoiadores reunidos em frente à Casa Branca, Trump os convocou a marchar até o edifício legislativo e repetiu suas acusações infundadas de que era vítima de fraude na derrota para o democrata, em novembro passado

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.