Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Biden e Macron conversam por telefone e planejam novo diálogo sobre Ucrânia

Presidente dos EUA parabenizou o francês pela vitória nas urnas, enquanto buscam soluções para a crise do Leste Europeu

Internacional|

Presidente Joe Biden (à esq.) em encontro com Emmanuel Macron (à dir.)
Presidente Joe Biden (à esq.) em encontro com Emmanuel Macron (à dir.) Presidente Joe Biden (à esq.) em encontro com Emmanuel Macron (à dir.)

O presidente da França, Emmanuel Macron, e o dos Estados Unidos, Joe Biden, falaram por telefone nesta segunda-feira (25), um dia após a vitória do francês nas eleições presidenciais, e concordaram em estabelecer nova conversa, mais longa, para discutir a guerra na Ucrânia.

Segundo fontes do Palácio do Eliseu, o chefe de Estado americano parabenizou Macron pelo resultado nas urnas, em que o francês recebeu 58,8% dos votos no segundo turno e se reelegeu, ao superar a candidata de extrema direita Marine Le Pen.

Os dois presidentes concordaram em realizar um novo diálogo por via telefônica, para falar, concretamente, sobre a guerra na Ucrânia, o apoio ao país, a pressão na Rússia para avançar nas negociações, assim como outras questões sobre garantias de segurança.

O desejo da França é debater, além disso, os reforços nas relações entre os Estados Unidos e a União Europeia e continuar os compromissos dos dois países nos grandes desafios globais "em que uma colaboração próxima é essencial".

Publicidade

"Sobretudo no que diz respeito aos desafios globais vinculados à guerra na Ucrânia, como a segurança alimentar", apontaram as fontes do Eliseu.

A declaração se refere à iniciativa Farm, para garantir a segurança alimentar dos países mais vulneráveis, onde o conflito pode criar tensões por escassez e altos preços.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.