Biden e Sunak concordam em apoiar a Ucrânia e fazer frente à China
Presidente dos Estados Unidos e primeiro-ministro britânico refirmaram a 'relação especial' entre os países
Internacional|Do R7

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o novo primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, tiveram uma primeira conversa nesta terça-feira (25), na qual concordaram em trabalhar juntos para apoiar a Ucrânia e fazer frente à China, informou a Casa Branca.
Os dois líderes conversaram apenas horas depois de Sunak se tornar o terceiro primeiro-ministro britânico em exercício neste ano. O ex-ministro das Finanças de Boris Johnson terá que lidar com uma crise econômica após a renúncia de Liz Truss, que permaneceu apenas 45 dias no cargo.
Biden e Sunak refirmaram a "relação especial" entre Estados Unidos e Reino Unido, e se comprometeram a trabalhar juntos para avançar em segurança global e prosperidade, informou a Casa Branca no comunicado oficial sobre a conversa.
"Os líderes estiveram de acordo sobre a importância de trabalharem juntos para apoiar a Ucrânia e responsabilizar a Rússia" pela invasão da ex-república soviética iniciada em fevereiro. O Reino Unido tem sido um aliado-chave de Washington na Europa para fornecer armas e apoio ao exército ucraniano.
Além do conflito na Ucrânia, a Casa Branca assinalou que Biden e Sunak concordaram com a necessidade de "abordar os desafios apresentados pela China", um país que os Estados Unidos identificam atualmente como o seu principal rival econômico e geopolítico no cenário mundial.
Posição da China
O porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores, Wang Wenbin, afirmou que Washington precisa abandonar o "pensamento de soma zero" a respeito de Pequim.
"A China é uma parceira e uma oportunidade para o desenvolvimento de todos os países, não um desafio nem uma ameaça", disse Wang.
Leia também
"Em vez de propagar sua desatualizada 'teoria da ameaça da China' e formar um pequeno grupo sem futuro, deveria tentar estabelecer uma nova mentalidade de abertura, inclusão e cooperação ganha-ganha. E fazer mais para promover a paz mundial e o desenvolvimento", acrescentou.
Tomate, purê e bolo: saiba o que aconteceu com 7 obras de arte raríssimas atacadas pelo mundo
Sopa de tomate nos Girassóis, de Van Gogh. Purê de batata no Les Meules, de Monet. Esses são apenas dois exemplos de ataques que ocorreram recentemente a obras de arte raríssimas na Europa e que viralizaram nas redes sociais. O que acontece com elas ap...
Sopa de tomate nos Girassóis, de Van Gogh. Purê de batata no Les Meules, de Monet. Esses são apenas dois exemplos de ataques que ocorreram recentemente a obras de arte raríssimas na Europa e que viralizaram nas redes sociais. O que acontece com elas após serem degradadas, porém, é uma dúvida comum. Saiba como estão sete quadros e esculturas que foram alvo de atentados * Estagiária do R7, sob supervisão de Raphael Hakime









