Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Biden levou relações russo-americanas 'à beira da ruptura', diz Moscou

Presidente dos Estados Unidos afirmou na última semana que Vladimir Putin é 'criminoso de guerra' e 'ditador assassino'

Internacional|

Presidentes se encontraram em junho do ano passado para evento oficial
Presidentes se encontraram em junho do ano passado para evento oficial Presidentes se encontraram em junho do ano passado para evento oficial

A Rússia convocou, nesta segunda-feira (21), o embaixador do Estados Unidos em sinal de protesto, depois que o presidente Joe Biden qualificou o líder russo, Vladimir Putin, de "criminoso de guerra" em virtude do conflito na Ucrânia.

"Esse tipo de declaração do presidente americano, que não é digna de um político de alto escalão, pôs as relações russo-americanas à beira da ruptura", disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia em comunicado.

Segundo a nota, o embaixador John Sullivan recebeu uma carta formal de protesto pelas "recentes declarações inaceitáveis" de Biden. Além disso, o documento adverte que "as ações hostis contra a Rússia receberão uma resposta firme e decisiva".

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, havia denunciado que as palavras de Biden faziam parte de uma retórica "inaceitável e imperdoável".

Publicidade

Por sua vez, o porta-voz do Departamento de Estado americano, Ned Price, reafirmou nesta segunda-feira que os Estados Unidos viam "provas claras" de que os russos "intencionalmente têm os civis como alvo e realizam ataques cegos".

"Os comentários do presidente Biden da semana passada se referem ao horror da brutalidade da Rússia contra um vizinho inocente", assinalou. Por outro lado, Price não quis confirmar o risco de "ruptura" nas relações diplomáticas.

Publicidade

"Pensamos que é importante manter canais de comunicação com a Rússia" e uma embaixada americana em Moscou e uma russa em Washington, "sobretudo durante estes tempos de tensão" e "de conflito", afirmou o porta-voz aos jornalistas.

" gallery_id="621fce65c012ad204a00044d" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/biden-levou-relacoes-russo-americanas-a-beira-da-ruptura-diz-moscou-27062022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.