Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bolívia ganha 1º hospital digital e busca democratizar acesso à saúde

Local conta com recursos tecnológicos de ponta e prevê a realização de uma cirurgia gratuita todos os dias

Internacional|Da EFE

Objetivo do hospital digital é democratizar o acesso à saúde na Bolívia
Objetivo do hospital digital é democratizar o acesso à saúde na Bolívia Objetivo do hospital digital é democratizar o acesso à saúde na Bolívia

A Bolívia ganhou nesta segunda-feira (19) seu primeiro hospital digital, que é também o maior do país, com 42.500 metros quadrados: o centro privado "Martin Dockweiler", que conta com laboratórios modernos e recursos tecnológicos como realidade aumentada, inteligência de dados e telemedicina, o que ajudará a democratizar a saúde.

"Queremos que isso chegue a todos e que todos possam se beneficiar dos preços mais baixos possíveis, porque este hospital não foi construído para gerar lucro, mas para servir à população", ressaltou em entrevista à Agência Efe o fundador do hospital, Martin Dockweiler.

Nesse sentido, Dockweiler explicou que o hospital, localizado em Santa Cruz de la Sierra, a cidade mais rica e populosa da Bolívia, prevê a realização de uma cirurgia gratuita por dia.

Além disso, o seguro de saúde oferecido pelo próprio hospital também estará disponível para todos, especialmente para os "mais carentes" que, assim, poderão receber cuidados de qualidade quando precisarem de atendimento médico.

Publicidade

"Trouxemos a tecnologia do primeiro mundo para o terceiro mundo, para um dos países com menos desenvolvimento em medicina, é um grande passo que a Bolívia está dando", acrescentou o fundador, que planeja, no futuro, construir um hospital semelhante em cada uma das nove regiões do país, para que todos tenham acesso a este tipo de atenção médica.

Tecnologia de ponta

O hospital, inaugurado nesta segunda-feira, conta com um software moderno de uma empresa israelense que analisa imagens de raios X, ultrassom e ressonância, e as compara com milhões de outras para ajudar o médico a fazer um diagnóstico preciso, segundo Dockweiler.

Publicidade

O laboratório do centro médico pode processar até 250 testes por hora, os registros dos pacientes são digitais e também estarão disponíveis consultas à distância, através da internet.

Entre os objetivos do hospital "Martin Dockweiler" está, ainda, ajudar a trazer uma perspectiva inovadora aos cuidados em saúde através da educação, colaborando com a formação dos futuros médicos do país.

Publicidade

O hospital, que empregará cerca de 800 funcionários e gerará mil empregos indiretos, está ligado à Universidade de Aquino da Bolívia (Udabol), da qual Dockweiler também é proprietário.

Para ajudar no aprendizado dos alunos, foram instaladas câmeras de 360 graus nas salas de cirurgia para que os estudantes possam acompanhar as intervenções sem necessidade de estarem presentes.

O recurso da realidade aumentada também ajudará os estudantes em formação, assim como os médicos, a simularem cirurgias para identificar possíveis dificuldades e intercorrências que possam ocorrer na operação real, além de proporcionar uma maior precisão na hora do procedimento.

Pesquisa

A contribuição para pesquisas na área da saúde é outro dos pilares fundamentais do hospital, motivo pelo qual o centro fechou acordos com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) para o intercâmbio de estudantes e profissionais a serem formados nestas tecnologias, explicou Dockweiler.

O hospital também fez parcerias com especialistas da Alemanha para colaborar com a formação de profissionais, projeto que já foi iniciado de forma virtual devido à pandemia de covid-19.

Médicos do país europeu também participaram da construção do hospital, oferecendo orientações em questões como biossegurança e instalação de salas de operações.

Além disso, também foi firmado um convênio com um instituto argentino para uma pesquisa conjunta sobre a utilização de um soro equino contra o novo coronavírus, uma técnica utilizada anteriormente no combate a outras doenças, segundo Dockweiler.

De acordo com o fundador do centro médico, também já foi oferecida uma formação em laparoscopias utilizando técnicas mais simples, além da realização de um estudo na área.

Laboratório

O laboratório do hospital começou a realizar exames, principalmente de diagnóstico do novo coronavírus, em setembro de 2020, para ajudar em um momento crítico para o sistema de saúde de Santa Cruz, sobrecarregado devido ao elevado número de casos de covid-19.

O hospital realiza estes testes gratuitamente para profissionais de saúde que estão na linha da frente do combate à pandemia.

O centro também dispõe de 16 ambulâncias e 10 ônibus, que serão usados como clínicas móveis e onde haverá médicos disponíveis 24 horas por dia para atender pacientes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.