Bolívia respalda Maduro e repudia "planos conspiratórios" na Venezuela
O Ministério boliviano de Relações Exteriores manifestou seu solidário apoio ao governo
Internacional|Do R7
O governo da Bolívia expressou neste sábado (28) seu respaldo ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e repudiou os "planos conspiratórios" denunciados pelo Executivo venezuelano, em meio a novas tensões nesse país. O Ministério boliviano das Relações Exteriores manifestou em comunicado "seu solidário apoio ao povo e governo" da Venezuela e a seu presidente "legítima e democraticamente eleito".
A pasta também expressou "o firme repúdio aos recentes planos conspirativos fora da ordem democrática vigente" nesse país. "Além disso, expressamos nossa total rejeição às ações intervencionistas de qualquer Estado que só buscam encorajar a subversão interna e alterar a paz social", acrescenta o comunicado.
Leia mais notícias sobre Internacional
Venezuela exigirá visto de entrada para cidadãos americanos
A Chancelaria boliviana concluiu ratificando seu compromisso "com a institucionalidade democrática e com o nobre irmão venezuelano". A tensão na Venezuela se agravou nos últimos dias com a detenção de alguns membros da oposição como o prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, preso e acusado de conspirar contra o governo de Maduro, e a morte de um menor de 14 anos por um disparo durante uma manifestação. O presidente da Bolívia, Evo Morales, sustentou na sexta-feira que o falecido presidente venezuelano Hugo Chávez teve que suportar uma tentativa de "golpe de Estado" e uma sucessiva "agressão econômica", algo que, segundo disse, se repete agora na gestão de Maduro, a quem expressou seu respaldo.
Morales disse que seu embaixador em Caracas lhe informou que tudo "está tranquilo" e opinou que a crise nesse país é um tema midiático pois, segundo sua opinião, os meios de comunicação querem mostrar "como se a Venezuela tivesse se incendiano".