Braço direito de Pablo Escobar está com câncer terminal
Jhon Jairo Velásquez Vásquez, conhecido como Popeye, atuava a mando do antigo chefe do cartel de Medellín, na 2ª maior cidade da Colômbia
Internacional|Mariana Ghirello Do R7, com agências internacionais
Jhon Jairo Velásquez Vásquez, mais conhecido como Popeye, tem poucos meses de vida após um câncer no esôfago dar metástase nos pulmões, fígado e outros órgãos abdominais. Segundo o jornal El Tiempo, ele está internado e recebendo tratamento paliativo. Popeye foi um dos braços direito do Pablo Escobar
Antiga fortaleza de Pablo Escobar vira parque público na Colômbia
Popeye permanece no Instituto Nacional de Cancerologia de Bogotá, onde é vigiado pela polícia. De acordo com os médicos, ele possui um tipo de câncer incurável e, após passar por cirurgias, recebe tratamento para amenizar os sintomas.
Um dos chefes do narcotráfico mais sanguinários também ficou conhecido como 'general da máfia'. Velásquez foi acusado de ser o responsável direto por 300 assassinatos e outros 3 mil indiretamente, muitos deles confessos quando decidiu colaborar com a Justiça em troca de uma pena menor.
Popeye chegou a ficar preso por mais de 23 anos, mas em 2014 recebeu liberdade. Se tornou um youtuber com o nome 'Popeye arrependido' e mantém a conta 'lenda Popeye' no Twitter, em tradução livre. Polêmico, ele costumava dar opiniões sobre política e outros temas nacionais.
Há um ano voltou a ser preso após ameaçar vítimas da violência do narcotráfico na cidade de Medellín. Entre as acusações, pesam sobre ele, o assassinato do diretor do jornal El Espectador, Guillermo Cano, o ex-candidato à presidência Luís Carlos Galán e o ex-procurador Carlos Mauro Hoyos, além de ministros, juízes, jornalistas.