Brasil elogia acordo sobre drogas entre governo colombiano e as Farc
"A paz na Colômbia é objetivo de todo o continente", diz nota do Itamaraty
Internacional|Do R7
O Brasil comemorou nesta quinta-feira (22) o acordo alcançado há uma semana entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) sobre o problema das drogas ilícitas e avaliou o desenvolvimento do processo de paz nesse país.
"O governo brasileiro congratula-se com o povo e o governo da Colômbia pela conclusão bem-sucedida, em 16 de maio, das negociações", diz uma nota divulgada hoje pelo Ministério das Relações Exteriores.
O comunicado indica que, com esse acordo e os já anunciados em matérias de desenvolvimento agrário e participação política, "estão concluídos três dos seis pontos centrais da agenda de paz".
Legalização da maconha: tema polêmico é alvo de debate e preocupação no mundo
Conheça países que criminalizam e outros que liberam o uso da maconha
Segundo o Itamaraty, isso "demonstra a determinação das partes em encontrar solução definitiva para o conflito que trouxe tanto sofrimento ao povo colombiano".
Na nota, "o Brasil reitera seu apoio ao processo de paz e sua confiança em que o conflito interno na Colômbia possa ser solucionado pela via do diálogo".
"A paz na Colômbia não é objetivo apenas do povo colombiano, mas de todo o continente, devendo contribuir para o projeto de integração regional consubstanciado em torno da União de Nações Sul-Americanas [Unasul]", conclui a nota.