Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasil fica fora da lista de países convidados para a cúpula do G7

África do Sul, Senegal, Índia e Indonésia participarão do encontro, em junho; Bolsonaro não foi convidado em 2019 nem em 2021

Internacional|Do R7, com Reuters

Os líderes dos países-membros do G7: Japão, Canadá, EUA, Alemanha, Reino Unido, França e Itália
Os líderes dos países-membros do G7: Japão, Canadá, EUA, Alemanha, Reino Unido, França e Itália Os líderes dos países-membros do G7: Japão, Canadá, EUA, Alemanha, Reino Unido, França e Itália

A Alemanha anunciou, nesta segunda-feira (2), que África do Sul, Senegal, Índia e Indonésia são os quatro países convidados para a cúpula do G7, grupo das sete economias mais desenvolvidas do mundo, que acontecerá em junho. 

O Brasil costumava participar do encontro, mas não entra na lista de países convidados desde 2019, quando o presidente Jair Bolsonaro passou a ocupar o Palácio do Planalto.

O G7 é formado por Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Japão e Canadá. A presidência do grupo é rotativa e neste ano é a Alemanha que ocupa a cadeira. 

Em 2019, quando a França presidia o grupo, Emmanuel Macron deixou o Brasil de fora do encontro. O líder francês optou por chamar Egito, África do Sul, Chile, Índia, Ruanda e Senegal.

Publicidade

Em 2020, quando os EUA estavam na presidência, acreditava-se que a proximidade de Donald Trump com o presidente Bolsonaro seria motivo para o Brasil sentar-se à mesa com as potências mundiais. Por causa da pandemia de Covid-19, porém, a cúpula foi suspensa.

Leia também

No ano passado, o Reino Unido estava na presidência do G7, e novamente o Brasil não entrou na lista de países convidados. O primeiro-ministro Boris Johnson chamou Austrália, Coreia do Sul e Índia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.