Brasil reforça pedido de diálogo entre Rússia e Ucrânia na ONU
Embaixador José Genésio de Oliveira Filho ressaltou a importância de corredores humanitários em sessão do Conselho de Segurança
Internacional|Lucas Ferreira, do R7
O embaixador brasileiro José Genésio de Almeida Filho disse nesta segunda-feira (7) em sessão do Conselho de Segurança da ONU que o órgão tem como papel principal viabilizar o diálogo entre Rússia e Ucrânia para interromper a guerra entre os países.
Almeida Filho, representante do Brasil nesta sessão, também pediu para que os países da Europa e de todo o mundo continuem recebendo os refugiados da Ucrânia sem descriminação.
O embaixador também comentou durante sua fala sobre o sofrimento dos jovens e das crianças ucranianas. Segundo Almeida Filho, os menores não devem pegar em armas ou se juntar às forças armadas, sejam russas ou ucranianas.
O brasileiro também fez um apelo para que tropas militares não ataquem instalações civis que interrompam o fornecimento de água, aquecimento ou energia.
Durante a sessão, Almeida Filho também reforçou que as embaixadas brasileiras estão dando vistos especiais aos refugiados e destacou que será necessário apoio internacional para os que fugiram da Ucrânia.
Na parte final de sua fala, o embaixador pediu ao Conselho de Segurança da ONU para que intervenha na criação dos corredores humanitários, assunto que se tornou um impasse nas negociações entre russos e ucranianos.
" gallery_id="621fce65c012ad204a00044d" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/brasil-reforca-pedido-de-dialogo-entre-russia-e-ucrania-na-onu-27062022"]