Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasileiros estão isolados após passagem do Irma pelo Caribe

Furacão deixou rastro de destruição; Itamaraty montou rede de comunicação

Internacional|Do R7


Furacão Irma deixou rastro de destruição no Caribe
Furacão Irma deixou rastro de destruição no Caribe

O Ministério das Relações Exteriores está monitorando pelo menos 60 brasileiros afetados pela passagem do furacão Irma no Caribe. Segundo o Itamaraty, três ilhas apresentam situação de crise com colapso total ou parcial da infraestrutura de transportes, comunicações e abastecimento: São Martinho, Tortola (uma das Ilhas Virgens Britânicas) e Turcas e Caicos (também sob a soberania britânica). O fenômeno matou pelo menos 24 pessoas até agora.

Foram registrados, até o momento, cerca de 30 pessoas em Sint Maarten (lado holandês de São Martinho), duas em Saint Martin (lado francês), 22 em Tortola e 11 em Turcas e Caicos.

Ainda segundo o ministério, foi montado um núcleo de atendimento emergencial na área consular do Itamaraty em Brasília para atender os brasileiros que se encontram na região. Também foi montada uma rede de comunicação em tempo real com todos os postos da rede consular.

O núcleo de atendimento e os postos no exterior receberam centenas de ligações e mensagens de brasileiros que se encontram nas regiões afetadas e de seus familiares e amigos.

Publicidade

'Vou me trancar em casa e ver o que acontece': as pessoas que decidiram enfrentar o furacão Irma

O Itamaraty também informou que alguns brasileiros, que se encontravam em regiões determinadas, já receberam apoio ou conseguiram ser retirados das ilhas graças à cooperação das embaixadas do Brasil na França, nos Países Baixos e no Reino Unido.

Publicidade

'Temos água e comida, o que é um privilégio', diz brasileira em hospital

Com a melhoria das condições climáticas, o governo brasileiro decidiu deslocar avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para resgatar os brasileiros que se encontram na ilha de São Martinho, o que deve ocorrer na próxima terça-feira (12). Estão em curso procedimentos para retirada dos brasileiros que estão em territórios britânicos, em coordenação com o governo do Reino Unido, uma vez que a pista do aeroporto de Tortola não permite aterrissagem nas condições atuais.

Publicidade

Após causar destruição no Caribe, o furacão Irma se deslocou e já causa transtornos na Flórida, nos EUA). Para brasileiros que estão na Flórida, o consulado, que estará de plantão até 11 de setembro, deixou telefones de emergência: 305-801.6201 / 305-285.6208 / 305-285.6258/ 305-285.6251 / 305-285.6213.

Brasileiros pedem socorro pelas redes sociais

Brasileira em Miami sobre furacão Irma: ‘É esquema de guerra’

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.