Brasileiros que vivem na Turquia relatam medo durante terremoto
Forte tremor derrubou prédios, deixou centenas de feridos, matou pelo menos 14 e causou pequeno tsunami que alagou algumas áreas
Internacional|Pablo Marques, do R7
O terremoto de 7 graus na escala Richter que teve como epicentro o fundo do mar Egeu fez tremer cidades na Turquia e na Grécia nesta sexta-feira (30). Brasileiros que vivem em Izmir, na Turquia, relatam momento de tensão e medo durante os segundo em que tudo chacoalhou.
Forte terremoto atinge Turquia, derruba prédios e deixa mortos
Eduardo Santaela, 39 anos, vive no país há 7 anos e afirma ter passando por outras experiências com terremotos, mas nunca com a intensidade de hoje. "Nas últimas vezes, eu fiquei na dúvida se era um terremoto mesmo. Desta vez, eu vi tudo balançando de um lado para o outro. A sensação é de estar em um barco em alto mar."
Leia também
Ele, a mulher e o filho, de 1 ano, não tiveram ferimentos, mas ficaram assustados. "Eu fiquei sem reação na hora do terremoto. A orientação das autoridades é evacuar o local imediatamente, mas eu não consegui fazer isso. Eu fui até o quarto do meu filho, vi minha esposa tentado segurar as coisas que caiam da prateleira e fiquei uns 15 ou 20 segundos paralisado", lembra Eduardo.
Eduardo conta que próximo do bairro onde vive com a família, dois prédios caíram, mas seriam construções mais antigas e com estruturas não tão resistentes.
O prefeito de Izmir informou que cerca de 20 edifícios foram ao chão. As equipes de resgate trabalham na busca de vítimas. Até o o início da tarde, foram contabilizadas 14 mortes e o número de feridos passa de 400.
'Terremoto mais forte'
Na mesma cidade, Thainara Esteves, 24 anos, enfrentou o que considera ter sido "o terremoto mais forte que sentiu" sozinha em casa. O marido estava trabalhando na padaria da família e ela, conversando com uma amiga por vídeo chamada quando o tremor de terra começou.
"Eu gritei 'terremoto' e corri para desligar a chamada porque fiquei muito desesperada", conta a jovem que vive na Turquia há um ano e meio.
Ainda enquanto a TV e outros objetos da casa tremiam, Thainara decidiu descer do prédio por medo de ocorrer um desabamento. "Eu não sabia o que fazer. Eu até peguei o elevador para descer do prédio, porque não sabia que era melhor ir pela escada."
A população local também teve que lidar com alguns pontos de alagamento. A intensidade do tremor foi suficiente para provocar um pequeno tsunami que fez o nível da água do mar subir e invandir área próximas da praia.
Segundo o Consulado-Geral do Brasil em Istambul, as autoridades locais criaram pontos de encontro para emergências onde as pessoas podem buscar ajuda e também se informar. A página do órgão também tem um guia sobre o que fazer em situações de terremoto.
Veja images de momentos logo após o terremoto: