Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bulgária denuncia ‘chantagem’ após Rússia parar de fornecer gás ao país; Polônia também foi afetada

Interrupção ocorreu porque os países não pagaram pelo serviço com a moeda russa, forma de pagamento exigida pelos russos após as sanções ocidentais

Internacional|

Funcionário passa por uma parte de um gasoduto da Gazprom, na Rússia
Funcionário passa por uma parte de um gasoduto da Gazprom, na Rússia Funcionário passa por uma parte de um gasoduto da Gazprom, na Rússia

O primeiro-ministro da Bulgária, Kiril Petkov, denunciou nesta quarta-feira (26) uma "chantagem inaceitável" depois que o grupo russo Gazprom suspendeu o fornecimento de gás ao país e à Polônia, ambos integrantes da União Europeia (UE).

A interrupção, decidida porque esses países não pagaram pelo abastecimento em rublos, como a Rússia exige em resposta às sanções ocidentais, "constitui uma grave violação do contrato", declarou Petkov. "Não vamos ceder a uma chantagem assim", disse.

O chefe de Governo acrescentou que a Bulgária "revisará todos os contratos com a Gazprom, incluindo o que diz respeito ao trânsito" para terceiros países como a Hungria.

O governo húngaro afirmou que no momento "o abastecimento de gás natural acontece normalmente". O ministro das Relações Exteriores do país, Peter Szijjarto, deve consultar o governo da Bulgária nas próximas horas.

Publicidade

Em um comunicado, a Gazprom afirmou que notificou a Bulgargaz, da Bulgária, e a PGNiG, da Polônia, sobre a "suspensão do fornecimento de gás a partir de 27 de abril e até que o pagamento seja feito em moeda russa".

Leia também

O presidente russo Vladimir Putin afirmou em março que o país aceitaria apenas o pagamento pelo fornecimento de gás em rublo, em reposta às sanções ocidentais contra Moscou devido à guerra na Ucrânia.

O primeiro-ministro búlgaro destacou que no momento não prevê restrições ao consumo. "O governo está preparado para esse tipo de cenário", disse.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.