Caça a rinocerontes ameaçados cresce na Índia: 13 animais foram mortos em dois meses
Em todo o ano passado, ao menos 21 rinocerontes-indianos foram mortos no nordeste do país
Internacional|Do R7

Autoridades indianas de proteção a animais divulgaram um resultado alarmante nesta sexta-feira (1º): os caçadores de rinocerontes, que atuam nordeste do país, mataram 13 animais desde o início de 2013.
Alvo dos caçadores, o rinoceronte-indiano de um chifre é considerado um animal em extinção. As mortes acederam um alerta das autoridades locais, já que o número de bichos caçados está cada vez maior.
As mortes ocorreram na região em torno do Parque Nacional Kaziranga, no Estado de Assam, onde vivem mais de 66% de todos os rinocerontes-indianos de um chifre ainda vivos no mundo.
Na quinta-feira (28), patrulheiros florestais passaram mais de sete horas trocando tiros com caçadores: apesar do esforço, outro animal foi abatido ontem, segundo declarou o diretor do parque, NK Vasu.
— Os caçadores mataram o rinoceronte e levaram seu chifre. Em dois meses, eles mataram 13 animais.
Em todo o ano passado, o número de rinocerontes mortos chegou a 21.
Leopardo é enforcado por multidão após devorar rosto de homem
Toureiro “pirata” leva chifrada, mas corta as duas orelhas do animal
Segundo especialistas em vida animal, o preço do chifre de um rinoceronte é semelhante ao valor do ouro, atualmente cotado em mais de R$ 3.000 a onça-troy (31 gramas). O produto é buscado no mercado negro por membros do crime organizado.
O principal mercado é a China, onde o chifre é utilizado em produtos medicinais e, também, para a fabricação de jóias. Já no Vietnã, o chifre do rinoceronte é usado em tratamentos para a cura do câncer e ainda como afrodisíaco.
“Não podemos simplesmente sentar e assistir aos rinocerontes serem mortos dia após dia”, disse Apurba Das, conservacionista em Assam.

De acordo com contagem realizada no ano passado, o parque indiano conta com 2.290 rinocerontes, frente a uma população mundial de 3.300.
A espécie quase entrou em extinção na década de 90 e, atualmente, está na lista de animais ameaçados da União Internacional de Proteção à Natureza.
Para combater o crime, autoridades disseram que vêm aumentando as patrulhas na região. Eles planejam ainda fazer acordos com a população local para melhorar a vigilância.
Fúria selvagem: homens são mutilados e devorados por animais
O que acontece no mundo passa por aqui
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia













