Caça F-35 pode ser ‘desbloqueado’ como um celular, diz ministro holandês
Tentativa de desbloqueio dos sistemas acarretaria risco de ações judiciais por parte da fabricante e atritos com o governo dos EUA
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O ministro holandês Gijs Tuinman afirmou que é possível “desbloquear” um F-35 como se faz com um celular. A declaração surge em meio às tensões nas relações entre Europa e Estados Unidos, com Washington pressionando os países europeus a aumentarem o empenho na defesa e segurança do continente.
Tuinman ocupa o cargo de ministro de Aquisição de Armamentos e Pessoal, também identificado como secretário de Estado da Defesa, desde julho de 2024. A sua pasta integra o ministério da Defesa da Holanda e tem foco específico na aquisição de armamentos.
Em um episódio do podcast Boekestijn en de Wijk da BNR Nieuwsradio, publicado no domingo (15), Tuinman foi questionado se a Europa poderia modificar o projeto do caça sem a aprovação dos Estados Unidos. “Essa não é a questão... Veremos se os americanos mostrarão suas verdadeiras intenções”, respondeu.
LEIA MAIS
“Se, apesar de tudo, você ainda quiser fazer um upgrade, vou dizer algo que nunca deveria dizer, mas vou dizer mesmo assim: você pode ‘desbloquear’ um F-35 da mesma forma que em um iPhone”, afirmou.
“O F-35 é verdadeiramente um produto compartilhado. Os britânicos fabricam os motores Rolls-Royce, e os americanos simplesmente também precisam deles”, acrescentou.
Segundo o site especializado The War Zone, o programa F-35 impõe limitações específicas à capacidade dos operadores de fazerem alterações no software da aeronave, bem como nos sistemas associados em solo.
Tentativas de desbloqueio dos sistemas do F-35 acarretariam um risco de ações judiciais por parte da fabricante Lockheed Martin e atritos adicionais com o governo dos EUA.
Praticamente todos os F-35 em serviço atualmente recebem atualizações de software por meio de uma rede baseada em nuvem, cuja versão original é conhecida como Sistema Autônomo de Informações Logísticas (ALIS).
Problemas persistentes com o ALIS levaram ao desenvolvimento de uma rede sucessora, a Rede Integrada de Dados Operacionais (ODIN), cuja transição ainda está em andamento, aponta a mídia especializada em tecnologia militar.
Até o momento, Israel é o único país conhecido por ter negociado com sucesso um acordo que lhe dá o direito de instalar software desenvolvido internamente em seus caças F-35, ainda considerados os mais avançados do mercado.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp








