Caçador de tesouros pesca granada da 1ª Guerra em rio nos EUA
Usando um imã, Joseph Alexander tirou da lama do rio uma granada alemã usada em morteiros, que provavelmente foi produzida em 1916
Internacional|Fábio Fleury, do R7

Um caçador de tesouros encontrou em um rio no Michigan um artefato tão antigo quanto raro nos EUA: uma granada da 1ª Guerra Mundial. Com mais de cem anos, o artefato ainda pode explodir e terá de ser destruído.
Tudo aconteceu na última terça-feira (26), quando Joseph Alexander estava em uma ponte no centro da cidade de Grand Rapids. Ele se dedicava a um de seus hobbies, a pesca com imã, quando sentiu que havia apanhado um objeto pesado.
Leia também: Criança encontra granada e leva para o jardim de infância na Suécia
O objeto estava preso na lama do fundo do rio Grand e, quando Alexander puxou a linha, a granada veio. A polícia de Grand Rapids identificou o artefato como uma "Granatenwerfer", uma granada para morteiros usada pelo exército alemão por volta de 1916, durante a 1ª Guerra.
Leia também
"Ela provavelmente estava submersa há algum tempo e não deve ser muito perigosa", explicou o sargento John Wittkowski, da polícia de Grand Rapids, para o USA Today. Mesmo assim o esquadrão anti-bombas vai detonar a granada usando explosivo C4, como medida de segurança.
Pesca com imã
Alexander contou à imprensa norte-americana que começou a pescar com imã e uma corda de cerca de 20 metros no rio Grand há cerca de um mês e que já tirou cerca de mil quilos em objetos de metal, mas nenhum como a granada alemã que achou esta semana. Ele chegou a levá-la para casa e postar fotos em redes sociais antes de entregá-la à polícia.
"É como uma mistura de proteção ao meio-ambiente e caça ao tesouro", disse Alexander, sobre sua pesca de objetos de metal. "Enquanto você ajuda a limpar os rios, acaba encontrando alguns artefatos bacanas".












