Logo R7.com
RecordPlus

Calor extremo deixa mais de 100 mortos na Espanha em um mês

Ministra da Saúde diz que altas temperaturas estão chegando ‘cada vez mais cedo’ e causam ‘impacto sanitário elevado’

Internacional|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Espanha registrou 101 mortes relacionadas ao calor em maio, o maior número já registrado para este mês.
  • O Ministério da Saúde ativou o Plano Calor em 16 de maio para proteger vidas.
  • Entre 2015 e 2025, estima-se que mais de 27.500 mortes serão atribuídas ao calor extremo, segundo o MoMo.
  • A AEMET prevê um verão mais quente do que o normal na maior parte da Espanha.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Agência de meteorologia prevê um verão mais quente do que o normal no país Vincent West/Reuters - 28.05.2026

A ministra da Saúde da Espanha, Mónica García, afirmou nesta quarta-feira (3) que o país registrou 101 mortes associadas às altas temperaturas em maio, o maior valor já registrado para este mês, e um número três vezes maior que a média da última década.

Para “proteger vidas”, o ministério ativou o Plano Calor, que está em vigor desde 16 de maio.


“O problema já não é apenas que esteja mais quente. O problema é que o calor chega cada vez mais cedo. E, quando chega mais cedo, nossos organismos ainda não se adaptaram, e é nesse momento que temos a percepção social de que o risco ainda não existe”, alertou García na apresentação do documento para afirmar que “os primeiros episódios de calor extremo costumam ter um impacto sanitário especialmente elevado”.

Veja Também

A ministra destacou que o calor extremo “é uma ameaça à saúde pública” e, nesse sentido, lembrou que, entre 2015 e 2025, o MoMo (Sistema de Monitoramento da Mortalidade Diária) estima em mais de 27.500 as mortes atribuíveis às altas temperaturas.


“Só no ano passado foram 3.832 pessoas, o segundo pior dado de toda a série histórica”, acrescentou.

Atualmente, o verão dura quase seis semanas a mais do que na década de 80 e, durante a última semana de maio, foram registradas temperaturas entre 10 e 15 graus acima do habitual para essas datas.


Por sua vez, a AEMET (Agência Estatal de Meteorologia) prevê um verão “mais quente do que o normal em grande parte da Espanha”.

“A questão não é apenas quanto calor fará, a questão é quando chegará, quanto tempo durará e quem estará mais exposto. E esse é, precisamente, o espírito deste Plano de Calor”, destacou a ministra.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.