Canadá pretende receber 1 milhão de imigrantes até 2021
Na contramão da onda anti-imigratória mundial, o país pretende acelerar a entrada de famílias para aumentar a população economicamente ativa
Internacional|Fábio Fleury, do R7
Na contramão do que vem acontecendo em diversos países do mundo, o Canadá pretende acelerar a entrada de imigrantes e receber até 1 milhão de novos habitantes até 2021.
O número consta do relatório anual de imigração enviado ao Parlamento canadense pelo ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania, Ahmed Hussen. O documento traz os resultados e projeções das políticas imigratórias do país para os próximos anos.
Leia mais: Brasileiros imigrantes buscam o Canadá para viver sonho americano
Na mensagem aos parlamentares, Hussen destaca os "novos desafios" do Canadá, como o envelhecimento da população e a taxa de natalidade em queda.
"Os imigrantes vêm ajudando a enfrentar esses desafios ao contribuir para o aumento da força de trabalho canadense", explicou o ministro.
Leia também
Canadá emite recorde de vistos de residência para brasileiros
Envelhecimento da população leva Japão a dar casas até de graça
Em crise, Argentina vê migração de brasileiros crescer 80,8% em um ano
Viena, melhor cidade do mundo para se viver, abriga 5 mil brasileiros
Imigração brasileira para o Japão volta a crescer após dez anos
No final de 2017, o Canadá tinha 7,5 milhões de imigrantes morando de forma permanente no país, cerca de 22% da população total do país. Os números não consideram os moradores temporários — como estudantes ou pessoas que vão a trabalho por períodos específico.
"Aumentar a imigração, especialmente na nossa força de trabalho, vai ajudar a aumentar a população economicamente ativa e incrementar o crescimento econônmico e a inovação."
286 mil novos moradores em 2017
Segundo ele, o país recebeu 286 mil novos moradores permanentes em 2017, dos quais 44 mil eram refugiados. Os números para 2018 ainda não foram fechados, mas devem apresentar crescimento.
Para o futuro, a intenção do governo canadense é seguir ampliando essa taxa. Para 2019, a projeção é de 330 mil novos habitantes, com crescimento previsto para mais 341 mil em 2020 e outros 350 mil em 2021, totalizando mais de 1 milhão de imigrantes.
A província que mais recebe novos moradores no Canadá é a de Ontário, com cerca de 112 mil imigrantes apenas em 2017.
O relatório também traz os dez países que mais exportaram moradores para o Canadá: Índia, Filipinas, China, Síria, EUA, Paquistão, França, Nigéria, Reino Unido e Iraque.
O Brasil ainda tem uma participação pequena na população canadense, com cerca de 40 mil vivendo no país com visto permanente, segundo estatísticas do governo.