Canadá quer doar à Ucrânia avião russo retido em aeroporto de Toronto há mais de um ano
Interesse foi manifestado pelo primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, durante visita a Kiev, no sábado
Internacional|Do R7, com Reuters
O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, manifestou interesse em doar à Ucrânia um avião de carga de uma empresa da Rússia que está retido no Aeroporto Internacional Pearson, em Toronto, há mais de um ano, desde que o país fechou seu espaço aéreo para aeronaves russas.
Trudeau visitou, neste fim de semana, Kiev, onde se encontrou com o presidente Volodymyr Zelensky.
Segundo o premiê, o repasse da aeronave é simbolicamente importante para mostrar que os países ocidentais estão "sérios em fazer Putin e seus facilitadores pagarem pela guerra".
O avião é um Antonov An-124, registrado na Rússia e operado pela transportadora de carga Volga-Dnepr.
Ironicamente, esse passou a ser o maior avião cargueiro do mundo desde que a Rússia destruiu o único Antonov An-225 Mriya, que ocupava esse posto, em um ataque a um aeroporto nos aerredores de Kiev, em fevereiro de 2022.
•Compartilhe esta notícia no WhatsApp
•Compartilhe esta notícia no Telegram
Ucrânia na Otan
Falando na Embaixada do Canadá em Kiev após conversas com o presidente ucraniano, Trudeau disse que o Canadá "apoia muito a adesão da Ucrânia à Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte] quando as condições permitirem".
Ele acrescentou que se sente "muito positivo" em relação às negociações sobre o assunto antes da cúpula da Otan em Vilnius, na Lituânia, no próximo mês.
Trudeau rejeitou as alegações do presidente russo, Vladimir Putin, de que as forças ucranianas sofreram pesadas perdas em operações ofensivas no leste, dizendo que Putin "mente toda vez que abre a boca".
O primeiro-ministro também foi questionado se atenderia a uma ligação do presidente russo.
"Não é uma questão que eu tenha pensado. Todas as interações que já tive com ele foram curtas e nítidas e nunca me deram a impressão de que ele queria falar por um segundo a mais do que eu realmente falei. Ele é, ele não é alguém em quem eu tenha um nível particular de confiança ou interesse neste momento", respondeu.
Ucrânia retira moradores de áreas inundadas após destruição de represa