Resumindo a Notícia
- Desfile tradicional colombiano homenageia cão policial Wilson.
- Animal sumiu após ajudar no resgate das quatro crianças colombianas perdidas na selva.
- Oficiais tentaram recuperar animal, mas não conseguiram.
- Buscas por Wilson foram suspensas, mas alguns soldados continuam atrás de cão.
População produziu estátua para homenagear Wilson em desfile
Reprodução Twitter/@Emir_GanehsaO cão policial Wilson, que ajudou no resgate das crianças perdidas na selva de Guaviare, se tornou um herói nacional na Colômbia. Infelizmente, o animal se perdeu depois de concluir o resgate, e as autoridades não conseguiram salvá-lo.
O cão foi homenageado em um festival folclórico colombiano, em Ibagué, onde um carro alegórico desfilou com uma estátua gigante. A figura, de 4,5 metros, foi bastante aplaudida e compartilhada nas redes sociais.
Veja também
A homenagem foi produzida por uma família de Pasto. "Essa é apenas uma pequena contribuição para mantermos a imagem de Wilson viva.
Uma obra de arte feita à mão por artistas da cidade de Pasto, que quiseram prestar uma homenagem ao animal de estimação que hoje é um herói na Colômbia e ainda está desaparecido na selva colombiana", declarou a família para o portal Alerta Tolima.
Sem a ajuda de Wilson, os quatro menores de idade, que ficaram perdidos por 40 dias, não teriam sido encontrados. As autoridades colombianas continuaram tentando localizar o cão após o fim da missão oficial, mas declararam recentemente que não seria possível recuperar Wilson.
O presidente Gustavo Petro realizou uma cerimônia de condecoração para os membros das Forças Militares que fizeram parte do resgate. No evento, a mãe de Wilson, Drugia, recebeu a distinção simbólica em nome do filho.
Durante a condecoração, o comandante Sánchez declarou que Drugia foi condecorada como uma homenagem póstuma a Wilson.
Embora os militares não estejam mais oficialmente na busca, o soldado Cristian David Lara ainda está na selva, procurando por seu fiel companheiro. Segundo o portal El Espectador, Lara está sendo apoiado pelas unidades militares que resgataram as quatro crianças indígenas.
Emocionante: Rússia e Ucrânia fazem troca de prisioneiros de guerra; veja fotos