Carros e caixa térmica provocam alerta e causam evacuações em colégios eleitorais na França
Votação foi interrompida em diversos pontos do país
Internacional|Do R7, com Reuters e ANSA Brasil
Um colégio eleitoral na cidade de Besançon, no leste da França, foi evacuado neste domingo depois que um veículo roubado foi abandonado com o motor em funcionamento enquanto a votação estava ocorrendo, informou o Ministério do Interior francês.
O carro tinha placa falsa, disse um funcionário do ministério à Reuters, acrescentando que a decisão para evacuar o local foi tomada, enquanto especialistas em desarme de bomba foram chamados para examinar o veículo.
Caso semelhante ocorreu em Saint-Omer, 260 km ao norte da capital, onde um automóvel suspeito provocou o esvaziamento de dois colégios eleitorais.
O carro estava com os vidros abertos, cheio de pessoas e com placa estrangeira. Contudo, a polícia verificou que não havia nada de anormal. Já em Haguenau, na fronteira com a Alemanha, a evacuação foi causada por uma caixa térmica com fios elétricos expostos.
O objeto estava a 60 metros de um local de votação e foi "neutralizado" por um canhão de água de alta pressão. Na capital Paris, um carro suspeito estacionou perto de um colégio no 20º arrondissement e provocou o fechamento do lugar por cerca de 20 minutos. Nada de errado foi constatado.
Autoridades de segurança da França disseram que há risco de ataques durante a eleição como os que mataram mais de 230 pessoas nos últimos dois anos na França.
Mais de 50 mil unidades de segurança policial e de elite foram mobilizadas para o serviço eleitoral em toda a França.
Leia mais:
Franceses vão às urnas nesse domingo e podem definir segundo turno entre candidatos extremos
Possível vitória de Marine Le Pen preocupa brasileiros na França