Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Carta alertou em abril sobre estado crítico do prédio em Miami

Era necessário investir cerca de 74 milhões de reais em obras para adequar às normas o edifício, dizem proprietários

Internacional|

Carta alertou em abril sobre estado crítico do prédio em Miami
Carta alertou em abril sobre estado crítico do prédio em Miami Carta alertou em abril sobre estado crítico do prédio em Miami

O prédio que desabou perto de Miami, provocando a morte de muitos de seus moradores, sofria uma "deterioração" que se "acelerava", alertou em abril o presidente de sua assembleia de proprietários em uma carta que vários veículos da imprensa americana divulgaram nesta terça-feira (29). 

Era necessário investir cerca de 15 milhões de dólares (cerca de 74 milhões de reais) em obras para adequar às normas o edifício que desabou em meio a uma nuvem de poeira na quinta-feira passada na cidade de Surfside, segundo uma estimativa do condomínio. 

Ao menos 11 pessoas morreram e 150 pessoas continuam desaparecidas depois da dramático colapso do prédio de doze andares Champlain Towers South há seis dias, enquanto persistem os esforços de resgate e crescem as perguntas sobre as causas da tragédia. 

Segundo uma carta de 9 de abril, destinada à assembleia de proprietários pelo seu presidente, a situação se agravava. 

Publicidade

Desde 2018, "a deterioração do edifício se acelerou, o estado do telhado piorou consideravelmente", alertou Jean Wodnicki, presidente da associação de proprietários, na carta. 

Naquele ano, um relatório sobre o estado da construção luxuosa já apontava "grandes danos estruturais", assim como rachaduras no porão do edifício, segundo documentos publicados pelo governo de Surfside. 

Publicidade

"A impermeabilização das bordas da piscina e da entrada de acesso para veículos (...) já ultrapassou sua vida útil e, portanto, deve ser removida e substituída por completo", escreveu neste documento o especialista Frank Morabito, pedindo consertos "dentro de um prazo razoável", mas sem mencionar risco de desabamento.

"Haverá uma investigação minuciosa e completa sobre os motivos que levaram a essa tragédia", disse na segunda-feira a prefeita do condado de Miami-Dade, Daniella Levine Cava.

Veja mais: Buscas por vítimas em prédio que desabou nos EUA entram no 6º dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.