Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Célula terrorista planejava 'ataques maiores' na Espanha

Chefe da polícia disse que grupo estava se organizando no país

Internacional|Da Ansa

Ataques deixaram 14 pessoas mortas em Barcelona, na Espanha
Ataques deixaram 14 pessoas mortas em Barcelona, na Espanha Ataques deixaram 14 pessoas mortas em Barcelona, na Espanha

A célula terrorista que fez atentados em Las Ramblas e em Cambrils, na Espanha, estava planejando "há muito tempo" os ataques realizados nesta quinta-feira (15), informou o comandante da polícia catalã, Josep Lluis Trapero, em coletiva nesta sexta-feira (18). E os planejava "ainda maiores".

De acordo com o chefe policial, a explosão ocorrida em uma casa de Alcanar, na última quarta-feira (16), onde o grupo planejava a ação e preparava os explosivos, acabou "mudando" os planos dos terroristas e eles "se obrigaram a atuar de forma mais rudimentar".

Os dois ataques deixaram 14 mortos e mais de 100 feridos, de acordo com dados oficiais.

'Terrorismo é o maior problema da Europa', diz Rajoy

Publicidade

A explosão na residência em Alcanar, que acreditava-se ter sido causada por um vazamento de gás, matou uma pessoa e deixou outras sete feridas. No entanto, os policiais encontraram mais de 20 cilindros com gás butano e com gás propano, usados na fabricação de bombas.

Polícia diz que prendeu 3 marroquinos e 1 espanhol por ataque

Publicidade

De acordo com o jornal britânico "The Independent", citando uma fonte judicial espanhola, os cilindros deveriam ter sido colocados dentro da van que faria o ataque, em uma célula que seria composta por oito pessoas, mas a explosão impediu os planos.

Mais cedo, Trapero havia confirmado a prisão de quatro pessoas relacionadas ao atentado. Três deles eram marroquinos e um espanhol e nenhum tinha um histórico de ligação com grupos terroristas. O mais jovem dos presos tem 21 anos, enquanto os demais tem 27, 28 e 34 anos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.