Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cem países, incluindo o Brasil, prometem o fim do desmatamento

Líderes mundiais firmaram o compromisso de acabar com a destruição das florestas do planeta até 2030

Internacional|Do R7, com informações da AFP

Líderes de mais de cem países, incluindo o Brasil, se comprometeram a proteger as florestas
Líderes de mais de cem países, incluindo o Brasil, se comprometeram a proteger as florestas Líderes de mais de cem países, incluindo o Brasil, se comprometeram a proteger as florestas

O Brasil, junto com cerca de cem países, anunciou nesta terça-feira (2), na COP 26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), o compromisso de acabar com o desmatamento até 203, restaurar áreas que foram devastadas e reduzir as emissões de metano.

Segundo a ONG Global Forest Watch, somente em 2020 a destruição de florestas primárias aumentou 12% em relação ao ano anterior – apesar da desaceleração econômica causada pela pandemia –, e o Brasil, berço da maior floresta tropical do planeta, teve 9,5% de aumento nas emissões de gases de efeito estufa.

“Neste momento, os olhos do mundo estão voltados para soluções, soluções inovadoras que proporcionem avanços econômicos, com crescimento verde. E o Brasil é parte dessa solução”, disse o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, em pronunciamento virtual exibido no local da conferência na segunda-feira (1º).

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, em pronunciamento virtual exibido na COP26
O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, em pronunciamento virtual exibido na COP26 O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, em pronunciamento virtual exibido na COP26

O presidente dos EUA, Joe Biden, destacou a importância das florestas para retirar o gás carbônico da atmosfera e cobrou a colaboração dos demais líderes mundiais. "Temos que enfrentar essa questão [do desmatamento] com a mesma seriedade com que enfrentamos a descarbonização de nossas economias", disse ele.

Publicidade

O ministro brasileiro destacou também o papel do país como articulador de diálogos sobre a proteção do meio ambiente. "Devemos juntos fazer uma transição do debate das mudanças climáticas para a criação de empregos verdes; de apontar fragilidades ambientais dos outros para ações globais colaborativas, rumo ao futuro melhor para todos", disse Leite.

Do Brasil à China, passando pela Rússia, Indonésia e República Democrática do Congo, os países comprometeram-se a proteger as florestas do planeta. Juntos, eles "abrangem 85% das florestas do mundo, uma área de mais de 13 milhões de milhas quadradas", ou 33,6 milhões de quilômetros quadrados, de acordo com a presidência britânica da COP26. 

Publicidade

As medidas adotadas para preservar o meio ambiente e combater as mudanças climáticas serão apoiadas por um fundo de 12 bilhões de dólares, cerca de R$ 70 bilhões, de dinheiro público investido por 12 países entre 2021 e 2025, bem como por 7,2 bilhões de dólares, cerca de R$ 40 bilhões, de investimento privado de mais de 30 instituições financeiras globais.

COP26: conheça siglas e termos importantes para não perder nada

Publicidade

As medidas devem apoiar atividades em países em desenvolvimento, como a restauração de terras degradadas, o combate a incêndios florestais e a defesa dos direitos das comunidades indígenas.

Cancelada no ano passado devido à pandemia, a COP26 tem como missão desenvolver o Acordo de Paris de 2015, que tem como principal objetivo limitar o aquecimento global a +1,5 grau. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.